Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
33°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
33°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sexta-feira, 25 de Abril de 2025, 11:11 - A | A

25 de Abril de 2025, 11h:11 - A | A

JUSTIÇA / BRASIDO NA MIRA

Publicitário alega ser sócio e denuncia manobra de chef de cozinha em restaurante chique de Cuiabá

Crispim Iponema alega ter investido R$ 250 mil para ficar com 5% das cotas do Brasido Restaurante



O publicitário Crispim Iponema Brasil ingressou com uma ação contra o chef de cozinha e empresário Luiz Fernando de Barros Mack por conta de uma disputa societária em relação ao restaurante Brasido, localizado no Shopping Estação, em Cuiabá. Crispim alega ter investido no empreendimento, inaugurado em dezembro de 2022, mas não está tendo acesso aos balanços financeiros do restaurante, muito menos recebido pelo valor investido.

Em caráter liminar, ele pede o reconhecimento da sociedade e o pagamento de sua parte sobre os lucros do restaurante desde sua inauguração. A ação tramita junto à 10ª Vara Cível de Cuiabá.

Informações divulgadas pela imprensa apontam que Crispim não teria sido o único a denunciar o responsável pelo Brasido. Outros empresários e “personalidades” também teriam aportado dinheiro no negócio e não receberam nenhuma compensação.

De acordo com a petição inicial, o empresário alega que em 2022 realizou um aporte de R$ 250 mil para ter direito a 5% de participação no restaurante. Ele alega que chegou a assinar um documento para firmar a sociedade. Todavia, apenas sua assinatura consta e negócio não teria sido registrado oficialmente.

“O Réu não procedeu com a continuidade legal para a criação e estabelecimento de clausulas para a confecção do Contrato Social, sendo relevante tais determinações de pactuação entre os sócios”, diz trecho da ação.
Crispim anexou ao processo conversas de WhatsApp em que eles tratam sobre o negócio. Nas conversas, o empresário relata ainda a necessidade de assinar a documentação, tendo em vista que o restaurante estava prestes a ser inaugurado.

“Os dividendos começariam a ser pagos em 01/2023, mesmo diante da ausência de um contrato social, sem definição oficial e clara de como deve ser calculado, sem transparência na prestação de contas, sem apresentação de faturamento, sem o sócio de fato, o Autor, ter acesso a contas/extratos bancários, etc”, diz a ação.

O empresário, que alega ser vítima de um ‘calote’, relatou que tentou um acordo amigável com o chef de cozinha. No entanto, seus contatos não foram respondidos.

“Importante salientar que o Autor não tem interesse em sair da sociedade, pleiteia a reconhecimento de sociedade de Fato, a obrigação de fazer para a confecção do Contrato Social, a tutela de Urgência para resguardar seus direitos, cumulado com perdas e danos/má fé, e danos morais”, assinala a ação.

“O Autor contribuiu ativamente no desenvolvimento do projeto inicial, além de investir na empresa, reunindo comprovadamente esforços para objetivos comuns, configurando a affectio societatis necessária à configuração da sociedade”, complementa a defesa de Crispim, ressaltando que a documentação apresentada comprova a existência de uma sociedade de fato entre ambos.

Crispim ainda aponta que o chef de cozinha promoveu uma alteração na razão social do restaurante junto à Receita Federal, mudando até o nome do estabelecimento. No entanto, sequer registrou o contrato inicial, classificando tal fato como “manobra”.

“Grande decepção do Autor em relação ao Réu foi quando, ainda acreditando que eram bem-intencionados, surpreendeu-se com as alterações feitas na Junta Comercial de Mato Grosso, onde demonstra que atos foram praticados para alteração do nome empresarial, consolidação de contrato/estatuto, alteração de capital social, a alteração de socio/administrador, entre outros”, assinala.

O chef de cozinha e empresário Luiz Fernando de Barros Mack se pronunciou sobre a acusação.

Segue posicionamento do chefe de cozinha Fernando Mack.

NOTA À IMPRENSA – FERNANDO MACK

O chefe de cozinha e sócio-proprietário do BRASIDO Restaurante, Fernando Mack, esclarece que as acusações que lhe são dirigidas são levianas, falaciosas e tem o único intuito de coagi-lo em uma disputa societária em curso.

Todos os parceiros comerciais do empreendimento sempre desfrutaram de bom relacionamento pessoal, estando presentes, juntos, em diversos eventos nacionais ali realizados, usufruindo do status social de proprietários do estabelecimento, inclusive estampado em redes sociais.

Em reuniões realizadas no escritório SPADONI JAUDY ADVOGADOS, que assessora Fernando Mack e o BRASIDO em questões societárias e empresariais desde abril de 2024, aqueles que são “sócios-investidores” se recusaram a participar formalmente do capital social da empresa, como forma de fugir dos ônus tributários e comerciais, e passaram a pretender a devolução do capital investido com juros extorsivos e ilegais. Também não se interessaram a ter acesso a todos os documentos financeiros e contábeis do empreendimento que lhes foram disponibilizados.

Agora, com único intuito de atingirem a reputação e credibilidade de Fernando Mack, e o forçarem a negociar o empreendimento em termos que são insustentáveis, o acusam de cometimento de ilícitos criminais absolutamente inexistentes.

Na data de hoje (25/04/25), Fernando Mack já prestou todos os devidos esclarecimentos à autoridade policial, inclusive trazendo à luz fatos e documentos relevantes omitidos pelos advogados e empresários. E será com fundamento na verdade que serão tomadas as devidas medidas judiciais cíveis, criminais e disciplinares que se mostrarem apropriadas contra aqueles que injustamente o acusam.

Fernando Mack e BRASIDO não se curvarão a ataques vis contra suas honras e imagens, confiando plenamente que a verdade será demonstrada no curso regular do devido processo legal, com total respeito à Justiça e à Ética.

Fernando Mack reitera que o BRASIDO permanece em pleno funcionamento e que continuará dedicando sua atenção, tempo e energia ao crescimento do empreendimento, de toda a família de colaboradores, fornecedores e clientes que fazem do BRASIDO um lugar especial.

FERNANDO MACK E BRASIDO RESTAURANTE

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Mulher não aceita término, ameaça explodir casa e esfaqueia ex-namorado
#GERAL
FOI PRESA
Mulher não aceita término, ameaça explodir casa e esfaqueia ex-namorado
Mulher é encontrada morta com mãos e pés amarrados e sinais de tortura
#GERAL
BOIANDO EM CACHOEIRA
Mulher é encontrada morta com mãos e pés amarrados e sinais de tortura
Homem é assassinado a tiros dentro de bar em MT
#GERAL
EXECUÇÃO
Homem é assassinado a tiros dentro de bar em MT
Jovem é assassinado com tiro na cabeça dentro de casa
#GERAL
NA FRENTE DO TIO
Jovem é assassinado com tiro na cabeça dentro de casa
Dupla envolvida na morte de advogado é indiciada por homicídio triplamente qualificado
#GERAL
CASO RENATO NERY
Dupla envolvida na morte de advogado é indiciada por homicídio triplamente qualificado
Hospital Municipal de Cuiabá realiza captação de órgãos com transplante inédito na capital
#GERAL
CINCO PACIENTES SALVOS
Hospital Municipal de Cuiabá realiza captação de órgãos com transplante inédito na capital
Confira Também Nesta Seção: