LÁZARO THOR, MIKHAIL FAVALESSA e CECÍLIA NOBRE
Da Redação
[email protected]
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou na tarde desta quarta-feira (28) o projeto de lei 1363/2023, que proíbe a pesca por cinco anos no estado. Veja a lista dos votos no final da matéria.
Apenas oito deputados votaram contra o projeto. A maioria porém votou favorável ao projeto. O texto foi aprovado graças a articulação da base governista de Mauro Mendes (União Brasil), autor do projeto de lei. No total, o texto foi aprovado por 15 votos favoráveis e 8 votos contrários
O texto passou por modificações na ALMT desde a sua remessa ao legislativo feita pelo governoe estadual. O projeto proíbe transporte, armazenamento e comercialização de peixes dos rios de Mato Grosso por cinco anos, afetando pescadores profissionais e liberando apenas "pesque e solte" e "pesgue e pague" nesse período.
Foi aprovado o substitutivo número dois que permiti que os pescadores possam acessar o INSS, pois ficariam longe do rio então não teriam mais direito a aposentadoria especial como pescadores.
Leia mais:
Veja quem votou contra e a favor da proibição da pesca em primeira votação
Vídeo: pescadores lotam Assembleia e gritam “não queremos esmola”
A justificativa oficial do projeto de lei é de que a nova norma permitirá a proteção ambiental dos rios e a preservação do estoque pesqueiro. O governo afirma que o texto garante também o crescimento da economia do estado, através do turismo da pesca, que ofereceria menos risco ao estoque de peixe.
Pescadores, ambientalistas e entidades ligadas ao meio ambiente alegam, em contrapartida, que a pesca amadora profissional não ameaça o peixe em Mato Grosso. O vilão dos peixes, segundo esse grupo, são as hidrelétricas e as ações danosas aos rios, como lançamento de agrotóxicos e poluentes.
VEJA A LISTA
Favoráveis a proibição da pesca:
Beto Dois a Um (PSB)
Carlos Avallone (PSDB)
Claudio Ferreira (PTB)
Diego Guimarães (Republicanos)
Dilmar Dal Bosco (União)
Dr. Eugênio (PSB)
Fabinho (PSB)
Gilberto Cattani (PL)
Júlio Campos (União)
Max Russi (PSB)
Paulo Araújo (PP)
Reck Junior (PSD)
Silvano Amaral (MDB)
Valter Miotto (MDB)
Valmir Moretto (Republicanos)
Contrários a proibição da pesca:
Dr. João (MDB)
Elizeu Nascimento (PL)
Faissal Kalil (Cidadania)
Lúdio Cabral (PT)
Sebastião Rezende (União)
Thiago Silva (MDB)
Wilson Santos (PSD)
Valdir Barranco (PT)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Adriano Pereira de oliveira 29/06/2023
Políticos não se preocupam com o bem está da população, parabéns deputados por mais fome e miséria entre os que mais precisam. . Será que o governador e esses deputados vivem com 700 reais? Não! Aí está população que briga por políticos, na primeira oportunidade descartam o povo como lixo!
Álvaro José Ormond 28/06/2023
O dono do sol agora virou dona das águas e por tabela dono dos peixes que a natureza criou, com o aval de 15 deputados catetus capachos. Espero que o povo de Mato Grosso de a resposta para esse absurdo nas urnas em 2026, começando pela candidatura dele aí senado e seu sucessor ao governo do estado e por tabela aos 15 deputados catetus.
Maristela 28/06/2023
Aprendam a votar. União Brasil, bancada do governador, PL, Republicanos. Partidos que NUNCA estão ao lado do povo. Será que agora os pescadores e suas famílias acordam. Quem defende trabalhador é trabalhador.
Gonçalina ramos 28/06/2023
Vamos guardar direitinho esses nomes ...nas urnas familiares ribeirinho e toda população k direta ou indiretamente sabe o sofrimento de quem vive da pesca ,sabe a dificuldade pra dobreviver.....ficar atrás d uma mesa e fácil decidir ...vamos gente guardem esses nomes....de preferência cole na sua pirta n seu portão as eleições vem aí....
Dilza Soares Mendes 28/06/2023
Vou guardar com muito carinho o nome desse bando na próxima eleição, de gente que só pensa em seus umbigos,não ia adiantar se esconderem,era claro a decisão deles.Interesse próprio aí tá claro
5 comentários