ALLAN PEREIRA
Da Redação
Um grande incêndio em um dos galpões da empresa Luft Logistics cobriu de fumaça a cidade de Sorriso e deixou o município vizinho, Lucas do Rio Verde, em estado de alerta no início da noite deste sábado (08). A Defesa Civil dos dois municípios chegou a emitir alerta para que os moradores ficassem trancados. Havia o temor de que a queima da fumaça fosse tóxica.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou no final da tarde deste sábado e foi controlado quatro horas depois, após ser empregado mais de 770 mil litros de água. Ainda não há informações de como começou o fogo. O prejuízo ainda é calculado.
A empresa Luft Logistics , que pertence ao bilionário Grupo Luft, armazena sementes e defensivos agrícolas (os chamados agrotóxicos).
Leia mais:
Adolescente de 18 tenta matar jovem por discussão política
Em nota, a empresa afirma que o incêndio ficou restrito ao armazém de sementes e produtos não tóxicos.
"Possivelmente a fumaça percebida é originária da queima das embalagens plásticas e materiais das câmaras frias das sementes. As operações de defensivos agrícolas estão completamente preservadas em outro armazém que mantém uma distância maior de 50 metros do armazém atingido", apontam.
Contudo, sem saber qual setor da empresa tinha sido atingido pelo fogo, a Defesa Civil de Sorriso orientou a população a ficar em casa com as portas e janelas trancadas com ventiladores e condicionadores de ar ligados, para proporcionar a circulação do ar.
"A fumaça que circula na noite deste sábado (08/10) é originada de um incêndio com produtos tóxicos e sua inalação pode trazer sérios riscos à saúde. Em caso de mal-estar ou qualquer outro sintoma que possa ser associado à uma intoxicação, a orientação é buscar atendimento médico", recomendou a Defesa Civil.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros em Sorriso, tenente-coronel Jean Carlos de Arruda, a preocupação deles era com o tipo de material que estava sendo queimado.
"A nossa maior preocupação era saber qual o material que estava sendo queimado, para ver os danos ambientais que essa fumaça iria causar, principalmente se atingisse a população de Sorriso", complementa.
A fumaça do incêndio cobriu a cidade de Sorriso por algumas horas, mas, após o vento mudar de direção e começar a soprar para o sul, a nuvem originada pela queima se afastou do centro urbano.
No município vizinho de Lucas do Rio Verde, a 67,8 km ao sul de Sorriso, o coordenador da Defesa Civil, Edgar Savaris, também pediu que a população ficasse em alerta.
"A fumaça pode se espalhar. Como estamos em época de vento e chuva, é possível - mas ainda não se confirma que essa fumaça está aqui no município - que ela venha com as correntes de ar. Então, o alerta é para que a população não fique exposta e fiquem trancados dentro de casa", recomendou.
Após o controle das chamas, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, gravou um vídeo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para tranquilizar a população.
"O momento é de muito mais tranquilidade do que início desta crise, que aconteceu na empresa Luft, aqui em Sorriso. A fumaça acabou atingindo a nossa cidade com muita força, porém o vento já se mudou o sentido. O centro está muito mais tranquilo", disse.
O prefeito também informa que um comitê de crise foi montado para atender a ocorrência e as unidades médicas estão reforçadas para casos de intoxicação com a fumaça.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.