LETICIA PEREIRA
Da Redação
Um cão, da raça Golden Retriever, que deveria ter sido embarcado em um voo com destino a Mato Grosso, morreu após ser enviado para o destino errado, nesta segunda-feira (22). A responsável pelo transporte foi a companhia aérea Gol.
O animal, que tinha quatro anos de idade e se chamava Joca, embarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e deveria ter sido enviado no voo 1480, com destino ao Aeroporto Municipal de Sinop. Porém, a companhia aérea cometeu um erro e acabou enviando Joca para Fortaleza, capital do Ceará.
João Fantazzini, tutor do cachorro, só soube do equívoco ao chegar em Mato Grosso e teve que voltar para São Paulo para reencontrar Joca. De volta a Guarulhos, o cachorro foi encontrado sem vida.
Leia mais:
Caminhão com galões de água tomba na Serra de São Vicente
O tutor informou que o veterinário do pet tinha emitido um atestado indicando que Joca suportaria uma viagem de 2 horas e meia, mas com o erro da Gol, o cão acabou passando cerca de 8 horas no avião.
Pelas redes sociais, a família acusa a empresa de negligência no transporte do animal. Giovanna Fantazzini afirmou que o cachorro foi deixado “no sol na pista dentro da caixa”, e ainda informou que Joca era um cachorro saudável de apoio emocional.
“Acabou com a nossa família, ele era nossa família! Nada vai trazer o nosso Joca de volta”, disse Giovanna em uma postagem no Instagram.
Segundo o atestado de óbito do animal, a razão da morte foi parada cardiorrespiratória.
A Gol alega que o falecimento foi inesperado e aconteceu após o desembarque em Guarulhos. Veja a seguir, a nota de esclarecimento da empresa:
"A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação."
Veja vídeos do momento que a família reencontrou o cão sem vida em Guarulhos:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.