ALLAN PEREIRA
Da Redação
Os deslizamentos de rochas e sedimentos do Portão do Inferno, que levaram aos bloqueios na MT-251, inspiraram um grupo de amigos a criar um samba-enredo de carnaval e para o bloco carnavalesco chamado "Vai Quem Qué" para a folia deste ano em Chapada dos Guimarães.
O empresário Luiz Henrique Andrade de Ramos, um dos organizadores do bloco, explicou que o enredo carnavalesco surgiu durante uma roda de samba com amigos, na praça Dom Wunibaldo, região central de Chapada.
Segundo o empresário, o objetivo é incentivar a população da Baixada Cuiabana ir até o município e prestigiar as festividades de carnaval, apesar dos bloqueios.
Leia mais:
Empresários de Chapada relatam queda de até 90% em vendas desde início dos bloqueios na MT-251
"Não tem como fugir deste assunto. Esse é o assunto da nossa Chapada. E resolvemos fazer disso um samba-enredo, para mostrar a todos que o Carnaval de Chapada vai acontecer, sob as bênçãos de Sant’Anna, nossa padroeira e apoio da nossa comunidade”, disse Luís para o Alô Chapada.
Por conta da seca e das fortes chuvas que caíram na região no ano passado, se iniciou um processo rápido de erosão de sedimentos e rochas dos paredões do Portão do Inferno, na MT-251. Foram três deslizamentos desde o início de dezembro. Desde então, há registro diário da queda de pequenos sedimentos, além de rachaduras no viaduto sobre o precípicio.
Conforme publicado pelo Midiajur, empresários relataram queda de 30% a 90% (a depender do segmento) nas vendas desde o início dos bloqueios na MT-251, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapada dos Guimarães (CDL Chapada).
A letra do samba enredo destaca que "as pedras (do Portão do Inferno) não vão rolar / sob a benção de Sant'Ana", que é santa padroeira da cidade - confira a letra completa abaixo.
O bloco "Vai Quem Qué" deu um "esquenta" na tarde de sábado (20), na rua Coberta, ao lado da praça Dom Wunibaldo. Com bateria e ritmistas, eles cantaram a canção composta na roda de samba. O objetivo foi apresentar a canção.
O bloco foi idealizado pelo músico e instrumentista Carlos José de Oliveira, o Casé. O samba-enredo foi composto pelo músico e professor universitário Alcione Lescano, o fotógrafo Geraldo David e o próprio empresário Luís. A festa de carnaval ocorre entre 9 e 13 de fevereiro.
Vou subir para Chapada
É fevereiro, é Carnaval
Vou no Bloco Vai Quem Qué,
O bloco fica em pé,
O bloco fica em pé.
Têm umas pedras no caminho,
As pedras não vão rolar...
Sob a bênção de Sant’ana...
Traga alegria, vem contagiar!
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Geraldo David 23/01/2024
O samba tá contagiando! Ficou enxuto e com recado!
1 comentários