GIOVANNA BAIOCCO
DA REDAÇÃO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho para uma onda de calor que afetará nove estados, incluindo Mato Grosso. O aviso entra em vigor às 18h desta quarta-feira (21) e permanecerá até às 12h de sexta-feira (23). Este alerta crítico indica que as temperaturas subirão 5°C acima da média por mais de cinco dias.
Esse aviso segue um alerta intermediário anunciado pelo Inmet na segunda-feira, que já sinalizava temperaturas elevadas por um período de três a cinco dias. O alerta vermelho cobre todos os estados da região Centro-Oeste, incluindo o sul e sudeste de Mato Grosso, o sul de Goiás, e as áreas norte, leste e central de Mato Grosso do Sul. O leste de Rondônia também será afetado.
Desde o início da semana, Cuiabá e várias cidades de Mato Grosso têm registrado temperaturas acima dos 40ºC. Nesta quarta, a máxima prevista era de 41ºC, asso, como na quinta-feira. Na sexta, a previsão é de calor ainda maior, 42ºC.
O Inmet ressalta os riscos para a saúde devido à onda de calor. O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, utilizem umidificadores ou toalhas úmidas para manter a umidade nos ambientes e optem por banhos com água morna para evitar alterações bruscas de temperatura.
Leia mais:
Temperaturas despencam e Cuiabá registrará 14ºC no fim de semana
FRIO
No fim de semana e início da próxima, a temperatura vai ter uma queda bruca em algumas regiões do Estado. No domingo, a mínima prevista é de 14ºC e na terça será registrado frio de 13ºC. Porém, a partir de quarta, os termômetros voltarão à casa dos 40ºC.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.