ANGELA JORDÃO
DA REDAÇÃO
A Águas Cuiabá, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na capital mato-grossense, declarou que o reajuste da tarifa na capital, de 4,4%, ficou abaixo da inflação de 2024, que ficou 4,83%, pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A empresa divulgou nota, nessa terça-feira (11/02), justificando o reajuste, que tem sido contestado pelo prefeito Abílio Brunini e pelos vereadores de Cuiabá.
O aumento da tarifa foi autorizado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) no dia 05 de fevereiro. A aprovação irritou o prefeito, que afirmou que não irá sancionar o reajuste e disse que irá extinguir a agência reguladora.
De acordo com a Águas Cuiabá, o reajuste é um mecanismo previsto em contrato. "Assim como acontece em outras cidades e estados, a Agência Reguladora, entidade técnica e independente, avalia o tema com base em critérios objetivos, que incluem os custos necessários para a operação de saneamento básico e a inflação".
Ainda, segundo a concessionária, o "objetivo é garantir todos os anos que o valor cobrado seja justo e adequado para manter a qualidade dos serviços, visando, ao mesmo tempo, a modicidade tarifária e a continuidade da operação. Cabe destacar que, em 2025, o reajuste de 4,4% aprovado para Cuiabá ficou abaixo da inflação de 2024 (4,83%, pelo IPCA). O cenário de desequilíbrio tarifário que decorre da não aplicação do reajuste é prejudicial para toda a sociedade, pois pode comprometer investimentos essenciais em modernização, ampliação da rede e manutenção da infraestrutura, impactando diretamente o atendimento à população".
Leia mais:
ETA volta a funcionar e problema da falta d'água em VG deve ter alívio
A empresa também explica que desde 2017, já investiu R$ 1,2 bilhão no sistema, "o que permitiu expandir o abastecimento regular de água para todo o município e atingir cobertura de esgoto de mais de 90% da população.
"O reajuste tarifário é, portanto, uma medida necessária para garantir que Cuiabá continue recebendo um serviço eficiente, seguro e sustentável, beneficiando toda a cidade a longo prazo".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.