DA REDAÇÃO
O pleno do Tribunal de Contas do Estado homologou a medida cautelar deferida pela conselheira interina Jaqueline Jacobsen que suspendeu qualquer contratação referente à ata de registro de preços 31/2018 da Prefeitura de Cuiabá, no valor de R$ R$ 8.542.000, resultante do pregão presencial 60/2018. O pregão previa a contratação de fornecimento de uma solução web para gestão de documentos fiscais.
Na sessão plenária desta terça-feira (30), por unanimidade, o colegiado acompanhou voto da relatora, que havia seguido parecer do Ministério Público de Contas, pela homologação da medida, em razão das irregularidades detectadas no pregão.
A cautelar foi deferida em Representação de Natureza Interna proposta pela Secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas em desfavor do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e da secretária municipal de Gestão, Ozenira Félix Soares Sousa.
O certame foi realizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Cuiabá, no dia 8 de agosto, que teve como vencedora a empresa Symetria Tecnologia da Informação Eirele, e resultou na assinatura da ata de registro de preços.
Ao analisar o edital, a Secex detectou algumas irregularidades que poderiam causar dano ao erário. Entre elas estão: preços de referência não compatíveis com os de mercado; indicação de marca com especificações exclusivas (Linguagem Java) na descrição do objeto sem que conste no Termo de Referência os motivos para a restrição; inclusão na descrição do objeto de características irrelevantes que direcionam ou restringem a participação de licitantes; adoção do modelo de contratação de software do tipo licença de uso, em detrimento da aquisição da licença permanente, sem explicar a vantagem da escolha; adoção da métrica "quantidade de horas" para fins de remuneração; e ausência de informação referente ao tempo de garantia do licenciamento de software a ser fornecido.
A medida cautelar deferida por Jaqueline Jacobsen foi publicada na edição nº 1461 do Diário Oficial de Contas.
Na decisão, a conselheira interina determinou a citação do diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cuiabá, João André Ferreira de Almeida, e a notificação do prefeito e da secretária de Gestão para que, em 15 dias, se manifestassem sobre os apontamentos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.