MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A saída do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), do cargo foi adiada em razão do novo aumento no número de casos e morte por Covid-19 em Mato Grosso.
O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes (DEM), na manhã desta terça-feira (25).
Mauro concedeu entrevista à Rádio Vila Real FM.
O governador e o secretário tinham fixado 31 de janeiro como a data limite para que Gilberto deixasse o staff, para buscar viabilizar candidatura a deputado estadual neste ano.
Leia mais:
Mauro escolheu substituto de Gilberto, mas faz mistério
Escolhas de novos secretários serão "técnicas", diz Mauro
"Claro (que eu tenho nomes para substituir os secretários que vão sair), eles já me comunicaram. O secretário Gilberto, da Saúde, tinha essa intenção, inclusive ele iria sair agora no final do mês e em função dessa pandemia eu falei 'negativo, você não vai sair'. Ele mesmo concordou, falou que vai ficar aí mais algum período necessário para ajudar porque ele é o secretário, é uma pessoa que tem mostrado bastante competência em tudo aquilo que fez até hoje. Foi diretor do Senai aqui em Mato Grosso durante muitos anos, foi secretário de Educação no município de Cuiabá junto comigo, e agora é secretário de Saúde, enfrentando aí esse momento de pandemia no Estado de Mato Grosso, com tudo aquilo que está acontecendo na Saúde. Então, vai ficar mais um período, mas todos vão sair nas próximas semanas, até fevereiro, no mais tardar até o final de março", afirmou.
O governador foi questionado sobre os nomes que devem substituir secretários que serão candidatos em 2022.
Além de Gilberto, os secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral (MDB), de Cultura, Esporte e Lazer, e Beto Dois a Um (DEM), já confiraram que deixarão o staff.
"E, claro, que eu estou pensando em alguns nomes para fazer essa substituição, mas eu tenho uma característica, eu não sou muito bom para vazar informação. Eu fico pensando comigo aqui... não sou muito de vazar informação. Se não gera muita fofoca, e na política é uma 'fofocaiada', gente que gosta de fazer 'plantação', então qualquer coisa que ouça por aí de especulação de nome, pode saber que é fofoca ou aposta. Pode ter certeza que ninguém ouviu isso da minha boca", disse o governador.
Mauro criticou especulações sobre os substitutos.
Nos últimos dias, houve circulação de nomes na imprensa local para as vagas na Saúde e na Agricultura Familiar.
Segundo o governador, a escolha será de "nomes técnicos", com "algum tipo de conhecimento da administração pública" e para "dar continuidade" aos trabalhos desenvolvidos até aqui.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.