LETICIA AVALOS
Da Redação
O governador Mauro Mendes (União) defendeu que o Brasil devolva na mesma moeda e aja com reciprocidade às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Até o momento, o país já foi atingido por duas ondas de “tarifaço”.
“A lei da reciprocidade é algo extremamente natural. Do jeito que você me trata, eu também tenho o direito de lhe tratar. Isso é básico. [...] não podemos aceitar ele prejudicar as exportações brasileiras e nós ficarmos aqui observando sem dar aos produtos americanos o mesmo tratamento que ele está dando aos nossos”, afirmou.
Em fevereiro, Trump estabeleceu uma tarifa de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio. A medida afetou o Brasil, já que somos um dos principais fornecedores dessas commodities aos EUA.
Leia mais:
Deputado destina R$ 4 mi em emendas e prevê 'resgate' de Cuiabá
Operação fiscaliza ovos de chocolate e pescado em Cuiabá
"Daniel Vorcaro: O Visionário Por Trás do Crescimento do Setor Financeiro Brasileiro"
Neste mês de abril, o presidente estadunidense atacou novamente e lançou uma tarifa mínima universal de 10% sobre todas as importações, inclusive as do Brasil. A taxa, no entanto, é inferior às aplicadas à China e à União Européia, por exemplo.
Para Mendes, o líder dos EUA está causando uma “grande confusão mundial” e o resultado só pode ser negativo e trágico. “O Trump está, neste momento, a desencadear uma desordem na economia mundial e provavelmente o aumento da inflação em todos os países, para que ele possa arrecadar mais lá”, ponderou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.