DA REDAÇÃO
O relatório do Tribunal de Contas do estado (TCE) sobre o andamento das obras da Copa em Cuiabá relativo aos meses de Fevereiro e Março, aponta que aponta que, das 24 obras em andamento em Cuiabá e Várzea Grande para a Copa do Mundo de 2014, 21 estão atrasadas. O relator das contas da Copa do Mundo0, conselheiro Antonio Joaquim, divulgou a íntegra do documento nesta terça-feira, 30.
O índice de atraso apresentou melhora em relação ao relatório anterior. Segundo o TCE, até o dia 31 de março deste ano, das 21 obras, 18 estavam com atraso superior a 30 dias. O relatório revela ainda que apenas 24,8% de todos os contratos em andamento foram executados.
Se o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) for desconsiderado da lista, o percentual sobe para 45,12%
Preocupação sem alarme
Os atrasos são ainda mais preocupantes em outros 11 projetos, entre os quais estão obras previstas na matriz de responsabilidade assinada pelo Governo do Estado com a Fifa, como o Fan Fest, estacionamento e obras complementares da Arena Pantanal, sequer começaram.
Para o conselheiro Antonio Joaquim a situação geral das obras da Copa em Cuiabá preocupam, mas não chegam a ser alarmantes. Pelo menos, por enquanto, o conselheiro acredita que a Secopa poderá reverter o quadro de atrasos. Para isso é necessário que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) faça uma nova atualização do cronograma de entrega das obras, bem como a apresente um Plano de Providências efetivas, detalhando as soluções que serão tomadas para acabar com os atrasos encontrados.
“Se o ritmo de execução não for intensificado, com avanços físicos efetivos, há possibilidade de muitas obras não serem finalizadas tempestivamente”, disse. Na avaliação de Antonio Joaquim, ainda há tempo suficiente para que a Secopa apresente, já no relatório de abril, uma evolução significativa das obras. “Prevemos que o mês de abril irá apresentar mudanças significativas, porque foi um mês de grande produtividade e o Governo do Estado tomou medidas que tornam possível repactuar os prazos. Já tenho conhecimento, apesar de não se tratarem de informações oficiais, da adoção do terceiro turno nas obras, por exemplo”, explicou.
(Atualizada as 14:12)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.