Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

COLUNA SOCIAL Segunda-feira, 27 de Março de 2023, 14:20 - A | A

27 de Março de 2023, 14h:20 - A | A

COLUNA SOCIAL / TERRA PROMETIDA

Haitianos e venezuelanos de assentamento em Cuiabá recebem ajuda de voluntários

Desde o período da pandemia, os Voluntários Azuis, liderados pelas Irmãs da Congregação de Imaculada Conceição de Castres, fazem visitas aos moradores do assentamento Terra Prometida

DA REDAÇÃO



Imigrantes que vivem em Cuiabá estão recebendo apoio de voluntários, em ações que acontecem mensalmente. O assentamento Terra Prometida, na Capital, conta com mais de 360 famílias, principalmente, formadas por haitianos e venezuelanos. A área não tem água encanada ou qualquer saneamento básico, pois ainda não é regulamentada pela prefeitura.

Desde o período da pandemia, os Voluntários Azuis, liderados pelas Irmãs da Congregação de Imaculada Conceição de Castres, fazem visitas aos moradores do assentamento Terra Prometida, na região norte de Cuiabá. São realizadas diversas ações sociais, no sábado, dia 25, um grupo esteve no bairro. Segundo a diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida, as visitas neste fim de semana promoveram uma experiência de empatia e aproximação. “Hoje nós não estamos indo para levar coisas. Estamos indo para criar vínculo com as pessoas”.

"Nos reunimos com pais de alunos e convidamos aqueles que quisessem participar, é um momento único, especial, e que faz muito bem tanto para as famílias de imigrantes como para os voluntários", afirma Marluce.

Leia mais:

Fundação capacita monitores para projeto de imersão na Amazônia

Uma das primeiras ações realizadas pelas Irmãs e a comunidade do Notre Dame de Lourdes, em 2020, quando foi constatado que existiam haitianos e venezuelanos na região passando necessidade, foi um drive-tru no colégio para recolher doações e levar ao assentamento.

De acordo com o Irmã Marluce, normalmente os voluntários são muito bem recebidos pelos moradores locais. Ela conta que "os haitianos estão sempre de portas abertas, sempre com um sorriso, sempre nos fazendo sentar e partilhar. Os venezuelanos são extremamente festivos, alegres, acolhedores e se emocionam muito ao falar de suas dores”.

Depois de conhecer as famílias, são realizadas as ações de entrega de doações.

O próximo passo, das atividades desenvolvidas pelos voluntários, prevê a realização de cursos para qualificar os imigrantes. "Queremos ensiná-los a fazer sabão, bordar. Buscar parcerias para promover a qualificação”, explica Marluce ao contar que os voluntários já conseguiram a doação de um terreno na região, onde será construído um galpão que deve ser usado como um espaço multifuncional.

Os recursos da festa junina do Colégio, neste ano, serão destinados para a construção do barracão, além disso está sendo promovida uma rifa que será sorteada em abril, no Bairro Jardim Vitória. Quem quiser e puder ajudar, pode ter mais informações através do telefone (65) 3637-3233.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Vergonha 29/03/2023

Vejo que ali tem muitas pessoas honestas, porém há uma grande diversidade em se tratar em pessoas que pegou o terreno pra alugar e vender, falo porque conheço um casal que aluga se haitianos é pra acabar mesmo.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Torturada por 12h, mulher espera marido dormir para escapar
#GERAL
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Torturada por 12h, mulher espera marido dormir para escapar
Homem morre após ser espancado por travesti em motel em Cuiabá
#GERAL
VIOLÊNCIA
Homem morre após ser espancado por travesti em motel em Cuiabá
Sema aponta que Balneário e Rio Estivado estão próprios para banho
#GERAL
NOBRES
Sema aponta que Balneário e Rio Estivado estão próprios para banho
Tempo seco e queimadas intensificam alergias no final do inverno, alerta médico
#GERAL
SAÚDE
Tempo seco e queimadas intensificam alergias no final do inverno, alerta médico
Hospital realiza cirurgia robótica para tratamento de câncer ginecológico
#GERAL
TECNOLOGIA
Hospital realiza cirurgia robótica para tratamento de câncer ginecológico
Força Tática apreende 26 quilos de drogas com
#GERAL
PADRÃO DE QUALIDADE
Força Tática apreende 26 quilos de drogas com "selo do Flamengo"
Confira Também Nesta Seção: