ASSESSORIA
As Escolas e as Comunidades Indígenas Sapezal recebem a bebida de soja do Programa Agrosolidário, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), há quase 10 anos. O suplemento é direcionado aos povos originais, atendendo mensalmente cerca de 300 pessoas.
A diretora das escolas Indígenas de Sapezal, Maria Margarete Noronha, explicou que eles realizam diversas atividades sociais, como festas culturais, e por isso, a distribuição da bebida é ainda mais importante, já que nessas comemorações eles recebem outros povos originários dos municípios de Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Comodoro, que também ganham o suplemento. Todos elogiam e sempre ficam esperando a bebida.
"Essa distribuição é importante porque tinham muitas crianças com índice grande de desnutrição. Por isso, a gente distribui a bebida para os outros povos que vem para as celebrações, porque o suplemento de soja ajudar naquela alimentação daquelas crianças de outras aldeias, trazendo diversos benefícios que nos deixam aliviados", comentou ela.
Leia mais:
Conab realizará novos leilões para compra de arroz
A professora da escola indígena Wakalitesu, do território Tirecatinga, do povo Nambikwara, Cleide Adriana Terena, que tem quatro filhos indígenas atendidos, confirma isso também e ainda destaca a necessidade de eles terem esse auxílio importante do Agrosolidário, realizado por uma instituição tão importante como a Aprosoja MT.
“A partir desse alimento que vem sendo incorporado na nossa alimentação, hoje a gente pode dizer que não tem desnutrição no nosso território. Além dele ser um produto muito bom, ele é bem saboroso. A gente faz todo o consumo dele e isso é muito bom para a nossa saúde e saúde das crianças e das pessoas idosas do nosso território”, detalhou.
Noronha ressaltou isso, mostrando a efetividade da bebida de soja para as aldeias beneficiadas pelo suplemento. Ela ainda contou que muitos idosos estavam em uma situação crítica de desnutrição, por causa do pouco cuidado com alimentação, mas com a chega do benefício, eles notaram o ganho de peso em vários atendidos, deixando-os muito entusiasmados.
"Vimos que eles não estavam mais assim tão fracos e debilitados. Eles melhoraram muito, como as crianças e as mães grávidas também. Por isso que eles pediram para nunca tirarmos o programa das instituições beneficiadas. Ele sustenta e para as comunidades indígenas que às vezes fica o dia inteiro na mata ou no rio pescando, e às vezes sem voltar para comer, levar as garrafinhas com o suplemento alimenta super bem eles", detalhou a diretora.
A bebida de soja tem sido usada para fazer alguns alimentos, como vitamina com frutas, bolos, pão caseiro entre outras formas que ainda estão sendo descobertas por eles. Por terem vários sabores, a adesão foi bem aceita por eles.
"Eles adoram. Principalmente o de chocolate e o de uva, que tem um sabor gostoso. Já os idosos, a preferência deles é de laranja e banana. Eles falam que é gostoso, que é igualzinho a fruta. E eles têm uma aceitação, tomam de manhã café. Se eles pudessem, eles tomariam todo dia", mencionou ela.
Maria Margarete agradeceu a parceria com a Aprosoja MT e disse que o benefício da bebida tem ajudado todos das aldeias atendidas pelo programa e espera que os bons resultados pelo suplemento continuem trazendo ainda mais benefícios aos povos originários.
"Só de não termos nenhum índice de desnutrição mostra o resultado positivo da parceria. Esse programa contribui muito, mas muito mesmo para as comunidades e escolas indígenas do município de Sapezal. O município só tem que agradecer e nos orgulharmos da placa do Agrosolidário que fica na secretaria de educação da cidade, onde fica o departamento das escolas indígenas", finalizou Noronha.
Atualmente, além das crianças, eles também atendam jovens, adultos e idosos, que usam a bebida de soja semanalmente. As equipes que atendem as instituições têm um trabalho importante de conscientização alimentar, trabalhando educação e saúde, onde entra o suplemento como nutrição necessária para ajudar no ganho de peso e com os benefícios nutricionais.
Especial Agrosolidário 15 Anos
Neste mês, em comemoração aos 15 anos do Agrosolidário, a Aprosoja MT celebra a continuidade de um projeto que tem sido fundamental para muitas instituições de Mato Grosso. Ao longo deste especial, vamos contar as histórias de transformação de diversas comunidades, mostrando como a solidariedade e o apoio mútuo têm impactado vidas, oferecendo dignidade, nutrição e, acima de tudo, esperança para aqueles que mais precisam.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.