DA REDAÇÃO
Após as polêmicas envolvendo o leilão de compra de arroz, que foi cancelado pelo Governo Federal e resultou na demissão do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, em julho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na próxima semana, um novo processo de Contrato de Opção de Venda Pública (COV) de arroz.
Com recursos estimados em cerca de R$ 1 bilhão, as operações têm como objetivo a aquisição de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2, da safra 2024/25. A iniciativa busca diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no Brasil.
Na quinta-feira (5), serão realizados três leilões destinados aos agricultores familiares, totalizando 4.754 contratos de 27 toneladas cada, já na sexta-feira (6), serão realizados mais 3 leilões, desta vez para ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de arroz poderão participar. Serão 18.518 contratos de 27 toneladas cada.
Leia mais:
Mato Grosso fica no Top 10 no quadro de medalhas dos Jogos da Juventude em João Pessoa
Para os estados de Minas Gerais e Paraná, os contratos terão vencimento em 30 de julho de 2025. Já para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o vencimento será em 30 de agosto de 2024. Para Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, os contratos vencerão em 30 de outubro de 2025. Os valores de venda também são ajustados conforme os prazos de vencimento de cada contrato
O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural ou à sua cooperativa, o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado.
Esta é mais uma iniciativa do Governo Federal, que retomou a formação de estoques públicos ano passado por meio de Aquisições do Governo Federal (AGF) de milho, e neste ano, por meio das operações de AGF de trigo.
Produção de arroz no País - De acordo com o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2024/25, divulgado em 14 de novembro pela Conab, é esperado crescimento na área semeada de arroz, que deve passar de 1,6 milhão de hectares em 2023/24 para 1,77 milhão de hectares no atual ciclo. A semeadura já teve início nas principais regiões produtoras e chega a 77,4% da área, conforme publicado no Progresso de Safra desta semana. Com uma produtividade estimada em 6.814 quilos por hectare, a produção deve ficar acima de 12 milhões de toneladas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.