Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025, 13:48 - A | A

11 de Fevereiro de 2025, 13h:48 - A | A

AGRONEGÓCIOS / FORTALECIMENTO

Aprosoja MT foi a primeira associação estadual de produtores de soja do Brasil

DA REDAÇÃO



Neste mês de fevereiro, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) comemora 20 anos de trabalho em defesa dos produtores rurais do estado. Com 32 núcleos regionais e mais de 8,9 mil associados, a entidade se fortaleceu ao longo dessas duas décadas e contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento da classe produtiva.

O co-fundador da entidade, Carlos Sfreddo, destaca que a Aprosoja Mato Grosso foi pioneira no país, sendo a primeira associação estadual de produtores de soja, ligada à Aprosoja Brasil, a ser criada no país. “Nós não tínhamos nenhuma entidade que pudesse nos representar e atender às nossas demandas. Então surgiu a ideia, por um grupo da qual eu também tive o privilégio de fazer parte, de fundarmos uma associação que pudesse atuar de forma coletiva, representando os produtores e atendendo às suas demandas e necessidades”, conta.

Para o produtor, que ingressou na atividade no ano 2000, as ações e os programas da entidade são essenciais para superar os desafios e os riscos de produção, e destaca que para ele o mais importante tem sido o trabalho pró-logística e o Classificador Legal.

“Durante esses 20 anos, muitos projetos foram desenvolvidos. Eu classifico dois como talvez os mais importantes, no meu ponto de vista, que é o programa de classificação de grãos onde havia absurdos por parte das empresas e esse projeto veio trazer um certo conforto para o produtor, e outro projeto é na área da logística. Nós temos um consultor especialista em logística que trabalha nos bastidores, em Brasília, para mapear e facilitar a logística aqui em Mato Grosso”, completa Carlos.

Ivanor Cella, associado do núcleo de Lucas do Rio Verde, relembra que o Grito do Ipiranga, iniciado no ano de 2006 em Ipiranga do Norte, foi um marco para o setor. O movimento, que expandiu para os municípios do médio-norte mato-grossense e teve adesão de outros 10 estados, foi um divisor de águas, fortalecendo a associação e contribuindo para o surgimento de novas entidades da classe produtiva.

Leia mais:

Aprosoja-MT aponta irregularidades no crédito rural e pede apuração do TCU

Segundo ele, as conquistas alcançadas evidenciam que a união dos produtores e a participação ativa na entidade são fundamentais para o fortalecimento do setor. “O que mais nos deixa entusiasmados é ver tantos jovens participando, novos delegados, pessoas novas, então, sentimos orgulho disso e acreditamos que fizemos a nossa parte”, destaca.

O associado ressalta que as pautas e as lutas travadas pela Aprosoja MT ao longo dos anos, em defesa dos direitos dos produtores, foram cruciais para garantir avanços importantes que impactam diretamente o dia a dia no campo. "A luta na época pelo Funrural [Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural], os embates com o Governo do Estado, as discussões pelo Fethab [Fundo Estadual de Transporte e Habitação], todas essas lutas foram em benefício do produtor rural", lembra.

A produtora de Novam Mutum, Eliane Poletto, foi uma das primeiras mulheres a se tornar associada. “Eu era uma andorinha buscando conhecimento e com o passar dos anos, começou a ter outras mulheres nas reuniões. A Aprosoja MT me trouxe muito conhecimento e aprendizagem com a Academia de Liderança e também com o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, nos levando a conhecer para fora da porteira”, afirma.

Com entusiasmo, ela observa os resultados gerados pelos projetos implementados pela entidade, como o Classificador Legal, que traz segurança e transparência na classificação de grãos, e o Soja Legal, programa de melhoria contínua das propriedades rurais, frutos do crescimento da união entre os produtores. “Sem essa união, não conseguiríamos muitas conquistas dentro do setor produtivo. Isso é valoroso. Espero que a cada dia tenhamos força para continuar nossa luta, sem desistir do nosso Brasil. Aí sim, terá valido a pena”, conclui Eliane.

Em suas duas décadas de existência, a Aprosoja Mato Grosso consolidou-se como a principal entidade representativa do setor produtivo, reafirmando seu compromisso em defender e ampliar as oportunidades para os produtores, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das comunidades e municípios do estado, além de contribuir de forma significativa para o progresso da sociedade.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

PC impede entrada de combustível e equipamentos em garimpo ilegal
#GERAL
AÇÃO
PC impede entrada de combustível e equipamentos em garimpo ilegal
Cilindros de oxigênio roubados no RJ foram revendidos para empresa de MT
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
Cilindros de oxigênio roubados no RJ foram revendidos para empresa de MT
CarnaMalcom Matinê promete agitar toda a família
#GERAL
FOLIA DE MOMO
CarnaMalcom Matinê promete agitar toda a família
Morador do interior que veio para consulta em Cuiabá foi morto nos fundos de motel
#GERAL
CORPO IDENTIFICADO
Morador do interior que veio para consulta em Cuiabá foi morto nos fundos de motel
12ª Semana do Cavalo abre venda do 1º lote de ingressos
#GERAL
EVENTO
12ª Semana do Cavalo abre venda do 1º lote de ingressos
PMs que jogaram spray de pimenta em prostitutas são afastados
#GERAL
CRIME FILMADO
PMs que jogaram spray de pimenta em prostitutas são afastados
Confira Também Nesta Seção: