Da Redação
Agência Brasil
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas: apoio à ferrovia estadual
Dias após visitar Cuiabá, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou não ver problemas com o lançamento da ferrovia estadual interligando Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde ao ramal da Rumo Logística em Rondonópolis.
“Eu entendo que sim [outros estados podem seguir o exemplo de MT]. As leis estaduais são excelentes iniciativas. A extensão que está sendo promovida pelo Governo de Mato Grosso é muito bem-vinda porque, no final das contas, a gente aumenta a área de influência da ferrovia, permite buscar cargas mais longe, vai aumentar a quantidade de TKU [Tonelada Quilômetro Útil] dentro da ferrovia, e isso é uma coisa interessante. Não vejo ali nenhum tipo de desconexão com a política nacional ferroviária”, defendeu, durante live promovida pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
Antes da visita, Tarcísio havia afirmado que o Governo Federal faria a autorização, possivelmente, por meio de uma Medida Provisória.
O ministro avaliou ainda que a extensão da malha norte da Rumo, que leva ao Porto de Santos (SP), não prejudica a Ferrogrão, que ainda seria viável para diminuir o custo do frete.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.