DA REDAÇÃO
Reprodução
Johannes e André Bringsken: lobby pela mineração em Vila Bela
Nos últimos dias, vieram à tona os donos de requerimentos de mineração que poderiam ser beneficiados com a extinção do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade.
Em meio à discussão do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 2/2017, que extingue o parque, o empresário Johannes Gustav Bringsken fez um pedido de exploração de cobre, níquel, platina, paládio e ouro dentro dos limites atuais da área de proteção.
Johannes é irmão de Jacob André Bringsken, o Dr André (MDB), que é prefeito de Vila Bela. André esteve na Assembleia Legislativa durante a sessão de 11 de maio ao lado de produtores da região em busca de reuniões com os deputados estaduais.
Um amigo do deputado Valmir Moretto (Republicanos) também seria beneficiado com a extinção do parque. Um requerimento para exploração de níquel, areia e ouro foi assinado pela geóloga Fernanda Novaes Carvalho, funcionária da Mineração Apoena, que tem entre seus sócios Jorge Luiz Camargo Souto, homenageado na AL por Moretto.
Há expectativa de que o PDL de extinção do parque volte à pauta na sessão de quarta-feira (18). Ele já foi aprovado em primeira votação quando começou a tramitar, em 2017, e agora tem aval da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para passar em segunda votação no Plenário.
Leia mais:
Mineração ligada a aliado de deputado está na borda de parque prestes a ser extinto
Novo pedido de mineração em parque é feito durante discussão na AL sobre extinção
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.