DA REDAÇÃO
DNIT
A rodovia entre Cuiabá e Sinop (Nortão do Estado) aguarda duplicação em sua maior parte
O rápido andamento da criação da ferrovia estadual, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Lucas do Rio Verde, se tornou um "problema" na concessão da BR-163, atualmente administrada pela Rota do Oeste.
A concessionária liderada pela Odebrecht Transport protocolou pedido de devolução amigável à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
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Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) previa a saída da Odebrecht e a entrada de um consórcio com a MTSul a holding Simpar, do fundo JSL (Júlio Simões).
A existência da ferrovia reduz o potencial econômico da concessão da BR-163 até Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), já que boa parte da carga de grãos vai ser escoada por trilhos, e não mais por rodovia até o Porto de Santos (SP).
O Governo Federal deve ter dificuldade de encontrar novo investidor pelos moldes atuais da concessão.
A ferrovia teve audiência pública na segunda-feira (13), para apresentação dos estudos para licenciamento ambiental, que deve ser feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), ainda no primeiro semestre de 2022.
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