LETICIA AVALOS
Da Redação
O governador Mauro Mendes (União) afirmou, nesta sexta-feira (25), ser favorável ao fim da reeleição para os cargos de prefeito, governador e presidente da República. Além disso, defendeu que os candidatos ao Legislativo sejam limitados a apenas uma reeleição para cada cargo.
“Eu sou a favor do fim da reeleição, acho que o mandato deveria ser de cinco anos. E, além disso, sou a favor de que os cargos legislativos tenham, no máximo, uma reeleição para o mesmo cargo. Ele [o candidato] quer, ele muda de cargo”, opinou à imprensa.
Atualmente, a PEC 12/2022, que proíbe a reeleição para cargos do Executivo, amplia os mandatos e unifica as eleições com o Legislativo, tramita no Senado Federal. A proposta, no entanto, não tem conseguido consenso na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.
Leia mais:
Em audiência, Collor pede para ficar preso em Alagoas; Moraes decidirá
Após aliança em 2022, Júlio descarta parceria entre União e PL nas eleições de 2026
Senador de MT critica prisão de Collor e aponta “excessos” do STF
Na perspectiva de Mendes, a realização das eleições majoritárias e proporcionais nos mesmos anos geraria economia de dinheiro público, entre outros benefícios. “Eleição de dois em dois anos custa caro e muda o foco e a percepção. Debate-se muito processo eleitoral e pouco os problemas do país”, comentou.
Para o governador, contudo, é pouco provável que a PEC seja realmente aprovada, pois, segundo ele, quem decidirá são os mais beneficiados pelo sistema atual. “Tem gente que fica 30, 40 anos ocupando o mesmo cargo. Isso é um vício, uma anomalia [...]. Será que eles vão fazer isso? Acho que não, porque quem define isso é quem, em sua maioria, está se beneficiando dessa reeleição eterna de pessoas que não resolvem os problemas do país”, concluiu.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.