ALLAN PEREIRA
Da Redação
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), pediu consenso entre Janaína Riva (MDB) e Beto Dois a Um (União Brasil) na disputa pelo cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora e evitar um racha no Poder Legislativo.
"Espero que não [haja um racha]. Inclusive, eu tenho pregado para que os deputados busquem entendimento. Até hoje, desde a minha eleição [como presidente] que fizemos em 2016, estamos trabalhando com o consenso. Então, estou pregando tanto para o deputado Beto Dois a Um como para a deputada Janaína que trabalham para tentar o consenso e fazer o convencimento dos deputados em cima de propostas republicanas", disse.
Na última semana, um jantar com a presença de metade dos parlamentares da Assembleia, na casa do dr. Eugênio (PSB), chegou ao consenso para colocar Max Russi (PSB) como o próximo presidente da Assembleia no biênio 2025-2026, após meses de articulação para convencer o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) a retirar a intenção da disputa. Ele deve ficar com a vice-presidência.
Leia mais:
Aumento de membros da Mesa Diretora é para dar "status" a deputados, diz Júlio
O foco da disputa do momento é do cargo de primeira-secretaria, que controla as despesas da Assembleia e as pautas das sessões plenárias. Janaina Riva era cotada até então para o cargo, mas Beto Dois a Um (União Brasil) entrou na jogada e tem se movimentado para conseguir apoio dos colegas parlamentares. Conforme publicado pelo Olhar Direto, Beto tem apoio de sete deputados.
Como resposta, Janaina organizou um jantar, na noite da última terça, para consolidar o apoio dos deputados. A deputada tem oito nomes. Outros cinco parlamentares estão em indefinição.
Enquanto Janaina e Beto se articulam para definir o apoio dos indecisos, Botelho espera que os dois entrem em um consenso para evitar um racha dentro da Assembleia, com grupos rivalizando entre si.
Para a imprensa, Botelho afirmou que chamou Max e orientou que, para junto com ele, não interferir ou apoiar um nome específico. "Os [deputados] que sobram é que decidam. Nós vamos ficar de fora", disse.
As eleições para a Mesa Diretora devem ocorrer no início de setembro.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Manoel Freitas 04/07/2024
É inevitável que o novo sempre vem abrindo espaço para renovação, é bom. Principalmente agora que o deputado afastado está voltando.
Elisabeth Oliveira Machado 04/07/2024
O Beto Dois a Um deve se mancar, primeiro mandato , tão indo com muita sede ao pote. Respeite, Dep Janaina, já havia lançado seu nome a mais de 1 ano, e lchega esse moço atropelando. Respeito é bom, e todo mundo gosta viu??!!
2 comentários