Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

OPINIÃO Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 10:20 - A | A

10 de Outubro de 2018, 10h:20 - A | A

OPINIÃO / LEONARDO CAMPOS

Eleitor, o grande vencedor

Impôs derrotas acachapantes, renovou na medida de sua vontade e deixou claro suas prioridades mais imediatas

LEONARDO CAMPOS



Ator principal no processo eleitoral, o cidadão brasileiro é o grande vencedor do primeiro turno das eleições, realizado neste domingo (7). Exercendo seu direito ao voto, ele foi às urnas, fez suas escolhas e definiu quem serão seus representantes nos governos estaduais, nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e em 2/3 do Senado. Impôs derrotas acachapantes, renovou na medida de sua vontade e deixou claro suas prioridades mais imediatas.

Mas, para o eleitor de Mato Grosso, em um dos cargos a disputa não acabou. Trata-se da presidência da República, cargo maior da nossa democracia, cujas instituições foram fortalecidas neste domingo.

Ao longo das próximas três semanas, dois candidatos disputarão a preferência de um eleitorado cada vez mais cidadão, mas cada vez mais polarizado.

Fiscalizar significa acompanhar a atuação política dos eleitos, cobrar soluções, apontar alternativas e manter latente sua vontade

Seja qual for o resultado do dia 28 de outubro, caberá ao próximo ocupante do Palácio do Planalto unir novamente o país, fracionado, dividido entre projetos, sexo, gênero, religião, região e raça. Mais do que qualquer outra demanda da nossa sociedade, expressa nas urnas, esta será a grande missão daquele que usará a faixa presidencial em 1º de janeiro de 2019.

Neste processo, de reunião e de fortalecimento da nossa democracia, cabe aos políticos, vencedores e vencidos, o respeito à soberana decisão popular, depositada nas urnas.

A soberania é inalienável e indivisível e, ao lado da expressão “popular”, está gravada em nossa constituição, que coincidentemente na última semana completou 30 anos.

Votar é um exercício de cidadania, fiscalizar os eleitos também. E este é o papel que cabe aos eleitores em relação aos já definidos neste domingo e ao que será definido no próximo dia 28.

Fiscalizar significa acompanhar a atuação política dos eleitos, cobrar soluções, apontar alternativas e manter latente sua vontade.

Só assim teremos uma democracia plena, sonhada e buscada por aqueles que foram às ruas sempre que chamados, por aqueles que construíram nossa constituição e por aqueles que depositaram sua opinião, seus desejos e suas esperanças nas urnas espalhadas pelo nosso Brasil.

LEONARDO CAMPOS é presidente da OAB-MT.

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem é encontrado baleado dentro de casa pelo irmão
#GERAL
VÁRZEA GRANDE
Homem é encontrado baleado dentro de casa pelo irmão
Polícia Militar impede
#GERAL
NÃO ROLOU
Polícia Militar impede "rolezinho" de motoqueiros em Rondonópolis
Prefeitura de Cuiabá implanta totens que 'conversam' com mulheres em pontos de ônibus
#GERAL
ABRIGO AMIGO
Prefeitura de Cuiabá implanta totens que 'conversam' com mulheres em pontos de ônibus
Jovem é esfaqueado pelo padrasto em VG
#GERAL
NO NATAL
Jovem é esfaqueado pelo padrasto em VG
Vizinho tenta matar homem na noite de Natal
#GERAL
BRIGA
Vizinho tenta matar homem na noite de Natal
 Intermat emitiu mais de 24 mil escrituras definitivas em 2024
#GERAL
URBANAS E RURAIS
Intermat emitiu mais de 24 mil escrituras definitivas em 2024
Confira Também Nesta Seção: