É preciso entender que vivemos tempos muito sombrios no curso de uma futura eleição da Ordem.
Uma guerra de narrativas e tentativas de desmerecer o trabalho duro feito por advogados que colocaram a vida e o tempo à disposição para trabalhar pela advocacia.
Vejo que muitos levantaram uma bandeira sobre a necessidade de respeito e representatividade do interior e que ecoa um discurso de um seleto grupo de pessoas, que se intitulam as vozes que representam a advocacia interiorana. E que a voz e a força da advocacia do interior do Estado partiriam exclusivamente de algumas pessoas.
Mas, de onde realmente vem a verdadeira força da advocacia do interior?
Minha visão é que não existem lideranças isoladas, nem que apenas uma única pessoa expressa o que pensa o advogado morador de uma das 29 subseções da OAB Mato Grosso ou que exista alguém na Capital do Estado que sozinho fale pela advocacia.
A força da advocacia do interior está no jovem advogado que luta dia após dia para manter aberta a porta do escritório que abriu com um colega de faculdade. Que espera ansiosamente pela ligação de retorno daquele cliente que veio mais cedo na consulta, dizendo que irá fechar o contrato de honorários, contrato esse que talvez seja o único valor a entrar no escritório esse mês.
A força da advocacia está no advogado com mais de 20 anos de profissão, que prontamente ajuda outro colega com uma dúvida jurídica ou que empresta uma sala de seu escritório para um advogado que ainda não conseguiu montar sua própria estrutura física de trabalho.
Está na advogada gestante, que roda os corredores dos fóruns, delegacias e órgãos públicos, defendendo direitos de outras pessoas. Pesada, cansada, ainda assim, cumprindo seu papel e honrando a confiança depositada nela.
E a mãe advogada, que sai de casa, deixando o amor de sua vida na escolinha ou com alguém de confiança, para trabalhar e prover seu sustento, pensando que no futuro seu filho terá uma vida melhor do que a que ela tem agora.
Penso que a verdadeira força da advocacia do interior está nos muitos advogados e advogadas que dão absolutamente tudo que têm para defender o direito de outras pessoas, que sacrificam momentos especiais de suas famílias para trabalhar e entregar o melhor para aqueles que não podem se defender sozinhos.
Todos os exemplos citados não representam apenas quem vive no interior do Estado, mas toda advocacia mato-grossense. Todas essas lutas são compartilhadas e devem ganhar um coro de união, jamais de divisão.
Nossa Ordem merece discursos de fortalecimento e propostas de construção. Representatividade da advocacia como um todo.
Acredito que seja mais simples bradar discursos ácidos, que por vezes apenas representam opiniões pessoais e buscam interesses únicos, do que dar voz para quem realmente faz a advocacia do interior existir e ser forte.
Sejamos mais humanos e humildes ao nos dar as mãos, ao invés de nos dividirmos. Todos nós fazemos a OAB-MT crescer.
*Fabiani Dall Alba é advogada, delegada da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) da 21ª Subseção da OAB de Lucas de Rio Verde.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.