Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

OPINIÃO Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015, 10:39 - A | A

17 de Dezembro de 2015, 10h:39 - A | A

OPINIÃO / EDUARDO MAHON

Carta aberta a Leonardo Campos

Queremos valorização da profissão

EDUARDO MAHON



Essa carta aberta será publicada para firmar algumas verdades. A primeira delas é que a eleição da Ordem dos Advogados interessa à sociedade por ser a nossa instituição um dos refúgios para a defesa da democracia. Lamentavelmente, porém, a ordem democrática foi turbada por doações ilegais e imorais que, embora desimportantes em termos de impacto eleitoral, mancharam a imagem institucional, assim como declarações sobre boca de urna de apoiadores desesperados que pareciam não respeitar decisões judiciais.

Na verdade, Senhor Presidente, todos esses episódios tristes protagonizados por Vossa Excelência e pelos demais competidores fizeram com que metade dos advogados sequer exercessem o direito ao voto. E, dos eleitores, ninguém obteve margem próxima de metade, ou seja, a legitimidade de Vossa Excelência não é majoritária, em que pese o meu respeito pelo resultado do escrutínio das urnas.

Agora, já é hora de superarmos as deselegâncias eleitorais que deixaram a nossa comunidade perplexa com tão baixo nível.
Senhor Presidente, durante a campanha de Vossa Excelência, a plataforma de transparência foi uma tônica constante. No entanto, as contas da Caixa de Assistência deixam muito a desejar e, portanto, os advogados deram um voto de confiança para que a sua equipe faça completamente diferente do que Vossa Excelência fez como gestor até o presente momento.

A Ordem dos Advogados é uma instituição que deve pautar a sociedade com o exemplo. Sendo assim, as contas da entidade que foram palco de disputa judicial para que advogados tivessem acesso, deverão estar detalhadas no sítio virtual, inclusive com o demonstrativo de notas fiscais. É preciso instituirmos critérios objetivos de contratação de serviços e aquisição de material, assim como um sistema de acompanhamento em tempo real.

E, por falar em transparência, é primordial que a escolha para o quinto constitucional parta de uma consulta direta a todos os advogados regulares, considerando sobremodo a pouca legitimidade de Vossa Excelência e do Conselho Estadual recentemente, eleito por margem que daria oportunidade a segundo turno em qualquer regime mais democrático do que o nosso.

Assim sendo, Senhor Presidente, rogamos sucesso em sua gestão. Quem torcer pelo fracasso da administração de Vossa Excelência certamente estará torcendo pelo insucesso dos advogados mato-grossenses. E isso não é aceitável, ainda que haja fortes questionamentos legais e morais quanto ao comportamento eleitoral do presidente e dos apoiadores e contratados. Lembre-se que o poder é vão. Lembre-se que o atual gestor amargou uma derrota histórica, podendo ocorrer o mesmo com Vossa Excelência e seus apoiadores.

Quero acreditar que, na condição de líder, Vossa Excelência sublimará essas falhas passadas de ordem legal e moral para dar o exemplo que todos nós merecemos. Independência, honestidade e transparência, são os pilares nos quais a legitimidade virá nos próximos três anos. Quanto aos demais candidatos, a hora é de desarmar as escaramuças para somarem-se com sugestões, fiscalização e até mesmo críticas.

De nada adianta a omissão no período administrativo para criar uma plataforma eleitoral pouco consistente de última hora. Somos todos advogados e queremos que nossa profissão seja valorizada e do novo Presidente esperamos equilíbrio, nível e atenção especial ao que disseram as urnas, ou melhor, o que deixaram de dizer a Vossa Excelência.

Eduardo Mahon é advogado.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Polícia investiga roubo em centro comercial em região nobre de Cuiabá
#GERAL
FLORAIS
Polícia investiga roubo em centro comercial em região nobre de Cuiabá
Motociclista perde a vida no Contorno Leste, em Cuiabá
#GERAL
ACIDENTE FATAL
Motociclista perde a vida no Contorno Leste, em Cuiabá
PM prende motorista que transportava carga de madeira irregular
#GERAL
CRIME AMBIENTAL
PM prende motorista que transportava carga de madeira irregular
Rapaz é morto a facadas durante briga em festa de Réveillon em MT
#GERAL
ASSASSINATO
Rapaz é morto a facadas durante briga em festa de Réveillon em MT
Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento em SC
#GERAL
VÍDEO
Turista é atingida por fogos de artifício dentro de apartamento em SC
Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 57 mil pessoas e 45 atrações nacionais em 2024
#GERAL
ACESSO À CULTURA
Cine Teatro Cuiabá recebeu mais de 57 mil pessoas e 45 atrações nacionais em 2024
Confira Também Nesta Seção: