MIKHAIL FAVALESSA, LUCAS COENGA e LÁZARO THOR
Da Redação
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao menos 39 moradores de Mato Grosso pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro. As denúncias foram oferecidas entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, e tramitam sob segredo de Justiça.
O Midiajur obteve acesso à lista completa dos denunciados encaminhada pela PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF). São mais de 650 pessoas acusadas de participação direta e indireta na invasão às sedes do STF, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.
As denúncias foram assinadas pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.
Dos moradores de Mato Grosso denunciados, 38 foram investigados no inquérito que apura autores intelectuais e pessoas que instigaram os antidemocráticos do 8 de janeiro. É o caso da ex-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT) Jacira Maria da Costa Silva, presa em flagrante e depois preventivamente por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
A PGR aponta para ocorrência dos crimes de associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.
Grande parte dessas pessoas estava acampada em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, e pedia intervenção militar contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eles são apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições de outubro de 2022.
Segundo apurado pela reportagem, entre os mato-grossenses que haviam sido presos em flagrante nos dias 8 e 9 de janeiro, apenas um foi denunciado como "executor do crime", ou seja, pela depredação direta das sedes dos Três Poderes. Trata-se de um homem identificado como Jair Domingues de Morais.
Veja a lista completa:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Patriota 20/02/2023
Atos "anti democrático" ? Ser contra a democracia e motivo de ser preso ? A democracia foi o sistema que causou as duas maiores guerra que já tivemos, a que causa maior desigualdade, que causa maiores níveis de corrupção entre outros indicadores ! Sócrates hoje estaria preso, bem como os grandes filósofos da história que seguimos! Ter consciência da sua ignorância é dever dos sábios! Consciência é ter real base de conhecimento de determinado assunto! Não temos consciência de absolutamente nada baseado em veículos de mídia que também não a tem ! Pensar não pode ser crime ! Pessoas também foram presas pois eram contra o nazismo! Devemos evoluir e refletir se o sistema democrático IMPOSTO a todos nós está sendo benéfico a nós e nossas gerações futuras ! Sair xingando sem saber o significado de palavras como vemos ultimamente é o maior sinal de demência que se pode observar! Vamos refletir juntos !
Nivaldo Nunes A. Sobrinho 19/02/2023
Que sejam punidos com o máximo rigor da lei com ressarcimento dos prejuízos causados. Enquanto isso o bozonaro está nos EUA rindo da cara deles.
Zilda David 18/02/2023
Muito bem precisamos conhecer esse povo louco que vivem entre nós parabéns
3 comentários