ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Dez mulheres mato-grossenses, presas em flagrante pelos atos terroristas e de depredação em Brasília do dia 8 de janeiro, têm parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) para conseguirem a liberdade provisória, segundo documentos recebidos pelo Midiajur.
A decisão final cabe ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que não tem previsão para analisar o parecer da PGR. As mulheres estão há cerca de dois meses presas na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecido como "Colméia".
Caso seja concedida a liberdade, as presas deverão cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de sair a noite.
Leia mais:
STF soltou apenas 14 bolsonaristas de Mato Grosso; outros 25 permanecem presos
PGR denuncia 39 mato-grossenses por atos antidemocráticos - veja lista
Na última semana, o ministro Alexandre soltou 14 mato-grossenses por avaliar que a maioria tem a condição de réu primário e filhos menores de idade, além de já terem sido denunciados pela PGR por incitação ao crime e associação criminosa.
No total, 25 mato-grossenses permanecem presos em unidades penitenciárias do Distrito Federal, incluindo homens e mulheres.
Se forem soltas, o número de mato-grossenses presos deve cair para 15, sendo que todos serão homens.
Os mato-grossenses foram presos em flagrante com um grupo de mais de 1,2 mil manifestantes no dia 9 de janeiro de 2023, um dia após as depredações nas sedes dos Três Poderes, em frente ao Quartel General do Exército.
Eles estavam acampados em frente a unidade e pediam a intervenção militar contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Também incitavam, publicamente, a animosidade das Forças Armadas contra os poderes constituídos. Eles são apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas eleições de outubro de 2022.
Veja lista de mulheres beneficiadas com parecer:
ABIGAIL NUNES DA COSTA
ROSE SELMA DA COSTA SANTOS
ROSEMAR DELLALIBERA
VANESSA DA SILVA SANTOS
VANESSA MAYARA LOPES DA SILVA
DURCILENE PIRES DA SILVA
EDILAINE CATARINA RONDON
JULIANA RAMIRA MARTINS
LINDALVA CESÁRIA DE CAMPOS
TALITA GABRIELA DE SOUZA
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Campos 07/03/2023
Em flagrante ??? A Lindalva cesária não estava na esplanada estava no QG. Reportem bem essa notícia ok, Poise se balneies processar vocês !!! Danos morais e tudo mais..
Ubaldo Luciano da Silva 07/03/2023
XANDAO ESTA VENDO O CERCO SE FECHAR, AGORA RESOLVEU SOLTAR OS INOCENTES QUE ESTÃO LÁ PRESO SEM PROVA NENHUMA, SENDO QUE QUEM COMETEU O CRIME ESTA SOLTO, MAS ELE VAI PAGAR PIR TUDO QUE ESTA FAZENDO
2 comentários