ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (06), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiu manter a bonificação regional de 15% para os alunos do estado que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), com um placar de 22 votos a 8, e garante o benefício que havia sido suspenso temporariamente após a revogação da bonificação em 7 de novembro, quatro dias após a realização da prova do Enem.
A revogação gerou preocupação entre os estudantes que planejavam ingressar na UFMT e contavam com a bonificação, instituída pela Resolução nº 431.
Um dos conselheiros ressaltou que a extinção do benefício causava insegurança jurídica a menos de 60 dias da divulgação dos resultados do Enem 2024, destacando ainda que a medida gerava uma legítima expectativa nos alunos de Mato Grosso, que haviam planejado seus estudos e investimentos financeiros com base na política de inclusão regional.
A Universidade tem até as 23h de hoje para retificar o Termo de Adesão ao SISU 2025. O conselheiro, ao votar pela manutenção da bonificação, destacou a urgência de não perder o prazo e a fragilidade do processo, caso a bonificação fosse extinta de forma abrupta.
“Diante da gravidade dos fatos, opino pela modulação da Resolução Nº 506/2024 para admitir a bonificação aos atuais participantes do Sistema de Seleção Unificado (SISU) 2025, bem como aguardar o término do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal sobre a matéria da Bonificação Regional.”, votou.
Leia mais:
Pais e alunos pedem para UFMT reconsiderar bonificação na nota do Enem
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.