ALLAN PEREIRA E LÁZARO THOR
Manifestantes articulados em Rondonópolis (214 Km de Cuiabá) tentaram detonar uma ponte sobre o Rio Vermelho, segundo informou em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (21), o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Francisco Elcio.
Também ocorreu uma tentativa de explosão no Km 335 na BR-174, no trecho que liga Comodoro ao município de Vilhena, em Rondônia. Neste caso, segundo Elcio, os policiais também conseguiram frustrar a ação dos suspeitos.
Segundo ele, a tentativa de explodir a ponte sobre o Rio Vermelho e o trecho da estrada em Comodoro ocorreu em meio as manifestações consideradas antidemocráticas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Elcio contou que foram feitas prisões por conta do atentado, que teria ocorrido na sexta-feira (19), mas não deu mais detalhes sobre o caso.
Leia mais:
Ex-vereador é preso após levar pneus para queimar na BR-163
O superintendente também enfatizou que as manifestações começaram a se radicalizar a partir da última quinta-feira (17), após decições do minsitro Alexandre de Moraes de bloquear as contas de empresas acusadas de financiar as ações.
"Na sexta nós tivemos um recrudescimento muito acentuado que extrapolou a capacidade da polícia, mesmo assim nós evitamos coisas piores, como o desabamento da ponte e nesse sentido a polícia trabalhou em conjunto, foi uma ação integrada que surtiu bastante efeito", afirmou Francisco.
Elcio não deu mais detalhes sobre o ocorrido, não informou quem foram os presos nem qual a quantidade de explosivo apreendida. Conforme disse na coletiva, as ações tem caráter "terrorista".
"Nós temos o núcleo central e temos o núcleo acessório, nesse núcleo acessório estão pessoas cometendo crimes, como ameaças e até a possibilidade de homicídio", afirmou.
"Hoje o governador juntamente com todas as forças de segurança assumiu um pacto para restabelecimento da ordem em Mato Grosso, todas as medidas serão tomadas", completou.
Ao todo, foram 14 pessoas presas e mais de 100 pessoas identificadas. Além disso, a PRF fez cerca de 3 milhões de notificações nos últimos dias.
Atualização 13h42 - A reportagem do MidiaJur conseguiu apurar que não houve uma explosão na ponte sobre o rio Vermelho. Conforme as informações recebidas, os manifestantes colocaram pneus queimados sobre a estrutura da ponte, que começou a apresentar estalos devido ao calor. A ação teve como consequência o abalo da estrutura.
Ainda segundo as informações recebidas, o local foi escolhido pelos manifestantes devido o seu funilamento para terem maior sucesso no bloqueio às rodovias.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Margarete Antunes da Silva 21/11/2022
Mas tem que baixa a lenha nesse povo oq que nosso Brasil tá virando aff já passou da hora deles para com essa putaria
1 comentários