LETICIA AVALOS
Da Redação
O Governo do Estado vem estudando a realização de uma obra de drenagem para diminuir as ocorrências de alagamento na região da Prainha, região central de Cuiabá, e deve lançar um edital até sexta-feira (11). A informação do governador Mauro Mendes (União) é que o empreendimento será incluído no pacote de instalação do Bus Rapid Transit (BRT).
“Já determinei ao secretário Marcelo [de Oliveira e Silva] e isso já está sendo providenciado. Nós vamos resolver aquele problema da drenagem na Prainha [...]. Nos últimos dias nós trabalhamos para apresentar, no projeto do BRT, uma solução definitiva”, afirmou, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (9).
Nesta terça-feira (8), a capital mato-grossense foi atingida por um temporal que causou estragos em vários pontos da cidade. Em apenas uma hora, foram acumulados 48 milímetros de chuva, acompanhados de fortes rajadas de vento. Como resultado, a região central de Cuiabá ficou completamente alagada.
Leia mais:
Estado fará parceria com Einstein para administrar Hospital Central
Prefeito e secretários monitoram estragos e traçam ações durante temporal em Cuiabá
O problema dos alagamentos na Prainha são recorrentes e resultado de fatores geográficos e estruturais. Além de ser uma área baixa e plana, o asfalto e concreto impermeabilizaram o solo ao redor da Prainha, impedindo que a água seja absorvida. O sistema de galerias pluviais também é antigo e, muitas vezes, está entupido por lixo e sedimentos.
Outro ponto que será atendido pelo edital, no âmbito das obras do BRT, é o do Shopping Popular, que também sofre com inundações que prejudicam os comerciantes.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.