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GERAL Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 08:27 - A | A

14 de Janeiro de 2025, 08h:27 - A | A

GERAL / MODAL EM ATRASO

Estado explica ações do consórcio que atrasam obras do BRT

Governador fez críticas públicas ao consórcio por atraso nas obras

DA REDAÇÃO



Por meio de nota, a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso explicou o imbróglio com o Consórcio BRT, que executa as obras do modal que está sendo implantando em Cuiabá e Várzea Grande. Nesta segunda, o governador Mauro Mendes (União) admitiu o atraso nas obras e afirmou que fará cobranças pesadas ao consórcio. 

“[As obras] estão muito atrasadas, eu tenho falado isso. Nós estamos cobrando, apertando e notificando a empresa. Se não houver uma reação muito rápida nos próximos 10 dias, eu garanto a você que o bicho vai pegar para o lado deles”, ameaçou.

A nota destaca as responsabilidades do consórcio que não estão sendo cumpridas, ocasionando o atraso nas obras. Inclusive, as licenças ambientais para avanço das obras devem ser solicitadas pelos responsáveis pela construção.

"Além disso, a Sinfra não liberou a abertura de novos trechos para não prejudicar a população, em decorrência da morosidade em que o trabalho está sendo realizado. Também foi levado em consideração a análise da situação financeira do consórcio que não vem honrando com seus compromissos com fornecedores, mesmo com os pagamentos feitos pelo governo rigorosamente em dia, conforme estabelecido no contrato", frisa a nota.

Leia mais:

Mauro admite atraso e dá 10 dias para consórcio acelerar obras do BRT: "bicho vai pegar"

Veja a íntegra da nota da Sinfra:

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) esclarece que:

Contratualmente, cabe ao consórcio apresentar soluções técnicas para questões levantadas como o posicionamento de portas de estações, realização de drenagem na Avenida da Prainha e melhorias em viadutos;

O modelo de contratação do BRT foi por meio do RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada). Sendo assim, todo o detalhamento da obra e dos demais projetos são de responsabilidade da empresa contratada, no caso o consórcio;

A obtenção de licenças ambientais é uma responsabilidade atribuída ao Consórcio por contrato e o prazo citado decorre da morosidade do Consórcio Construtor BRT em entregar os documentos técnicos exigidos;

As alterações de traçado em Várzea Grande atenderam demandas da sociedade várzea-grandense e foram amplamente discutidas com o Consórcio, sendo inclusive objeto de pedido de reequilíbrio econômico financeiro - análise que depende da apresentação de documentos complementares por parte das empresas, que comprovem esse desequilíbrio;

Não cabe justificar os atrasos nas obras da Avenida do CPA, citando trechos que sequer foram iniciados, como o Centro de Controle Operacional, a ponte sobre o Rio Coxipó e os viadutos da Avenida Fernando Corrêa.

Além disso, a Sinfra não liberou a abertura de novos trechos para não prejudicar a população, em decorrência da morosidade em que o trabalho está sendo realizado. Também foi levado em consideração a análise da situação financeira do consórcio que não vem honrando com seus compromissos com fornecedores, mesmo com os pagamentos feitos pelo governo rigorosamente em dia, conforme estabelecido no contrato;

Por fim, a Sinfra-MT informa que desde o início do contrato notificou o Consórcio BRT 50 vezes sobre assuntos relacionados às obras. A Sinfra-MT reafirma seu compromisso com a entrega de um sistema de transporte moderno, eficiente e seguro para a população de Cuiabá e Várzea Grande, com gestão responsável e transparente dos recursos, mantendo-se sempre aberta ao diálogo para superação dos desafios.

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