LÁZARO THOR
Da Redação
A possibilidade de encurtar o caminho em 36 quilômetros até a turística e amena cidade de Chapada dos Guimarães é a maior novidade oferecida pela MT-030, chamada de "Rodovia da Integração".
Pensada para substituir a MT-251, a Rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-030 aproveitará o trajeto de um antigo caminho entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, conhecido como "Estrada Velha".
Os primeiros passos para a construção da rodovia já foram dados. O governo estadual licitou um trecho de 4,6 quilômetros no fim do perímetro urbano de Cuiabá até a Ponte de Ferro, sobre o rio Coxipó, sentido Coxipó do Ouro.
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A construtora vencedora da licitação foi a Nhambiquaras LTDA e o valor total do contrato é de R$ 8.278.025,16. O prazo de conclusão é de 180 dias. A previsão para que a estrada esteja pavimentada e concluída até o trecho da Ponte de Ferro é fevereiro do próximo ano.
A empolgação com o novo trajeto é tamanha que na última quinta-feira (5) o deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), realizou audiência pública para debater a rodovia. Nininho foi um dos primeiros a comentar sobre o projeto da nova estrada e a divulgar o trecho.
Entenda o novo trajeto
Com base nas informações repassadas pelo parlamentar até aqui, no edital de licitação e no termo de referência da contratação é possível indicar o trajeto da MT-030 ou "Rodovia da Integração".
No início, o trecho segue o trajeto da Estrada da Ponte de Ferro, seguindo no sentido da região do Coxipó do Ouro. O asfaltamento deste trecho foi licitado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura em 2022. No entanto, a empresa vencedora não executou a obra e, após diversas notificações, o contrato foi rescindido.
Após atravessar a Ponte de Ferro e o Rodoanel, a rodovia seguirá até o trecho onde encontra o linhão da usina do Rio da Casca. A rodovia segue paralela ao linhão, na chamada Estrada Velha, passando por área de mineração da Comunidade Rio dos Médicos.
Veja no mapa os pontos de referência por onde deve passar a rodovia:
Neste ponto, o trajeto é perpendicular a Trilha Tope de Fita, antigo trajeto utilizado por bandeirantes no século XVIII para chegar até Serra Acima, como era conhecida Chapada dos Guimarães. Séculos depois a trilha também foi utilizada por tropeiros. Até hoje o caminho histórico possui calçamento de pedra feito por escravos.
Após esse trecho, entre a Comunidade Rio dos Médicos e a Trilha Tope de Fita, a rodovia "sobe" a serra, passando próxima de pousadas e pontos turísticos. O trecho não atravessa a área do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o que pode facilitar o licenciamento ambiental.
Por fim, a Rodovia da Integração se conecta a MT-251 (única ligação atual entre Cuiabá e Chapada) na altura da Subestação de Energia do município de Chapada.
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Ambrósio de mattos 04/01/2024
Desde 1979 esperamos que a estrada velha para chapada seja asfaltada. Botelho e Nininho e demais apoiadores estão de parabéns .
Ederson 09/10/2023
Essa rodovia vai melhorar a vida da população e desenvolver nossas cidades.
Hevelyn Bastos 09/10/2023
Engraçado. Passei por um pedagio indo para Aparecida do Norte e me falaram que era particular de um tal de Nininho. Não é o mesmo que está lutando para sair essa estrada.
Edson Gonçalves Rossow 08/10/2023
Até parece que uma rodovia acaba com meio ambiente.quero ver por onde estes ambientalistas de plantão vão pra chapada se e por asfalto ou por trilha.vao ser demagogos assim na pqp.bora pra cima governador.
Cláus Augusto 08/10/2023
Ora, ora. Lendo os comentários é notável que temos muitos ambientalistas de pohha nenhuma. O atraso e retrocesso são as bandeiras desses progressistas. Tudo é em defesa do meio ambiente, mas em casa não economizam água nem separam o lixo. Deus nos ajude a eleger cada vez mais políticos que pensem e façam progresso. De vassalagem, já basta o Lule lambendo as botas do Biden. O Brasil tem chances de tomar tudo que nos é de direito, no entanto, a vassalagem desse governo federal atrasará mais alguns anos o progresso dessa terra amada.
Davi 08/10/2023
Quantos comentários absurdos. Por todo lugar que se pretenda construir uma rodovia ou diminuir custos logísticos aparece um sítio arqueológico, um lugar sagrado para impedir o progresso deste país. Por outro lado, todo imbecil quer preços mais baratos de alimentos e outros bens que são encarecidos pela distância. O trajeto usado atualmente não deveria ser usado com caminhões nas encostas da serra. Isso sim é um risco às estruturas geológicas e aos usuários.
Jonas Seymour 07/10/2023
Povo preocupado com sítios arqueológicos, restos mortais, destruição ambiental. Não tô nem ai pra isso, quero estrada boa e chegar logo em Chapada.
José Paulo Rosa 07/10/2023
Vamos que vamos Governador, vc é o kara. Essa estrada será a obra mais importante do Estado. Imagina guantas vidas serão salvar após a inauguração. Acho que as pessoas que são contra, não deve saber o que é um acidente. Estão vivendo como se fosse a mil anos atrás. Deveriam e voltar a estudar, porque, parece que não sabe que o mundo está em desenvolvimento. E Matogrosso, como o maior produtor de alimentos do mundo não pode ficar parado porque tem uns bobinhos por aí que são invejosos e gosta te andar para trás. Bora apoiar esse maguinifico projeto povo de Mato Grosso.
Chapadão 07/10/2023
correto é duplicar a MT 251
Vaninho Gomes de Souza 07/10/2023
Esta empresa que ganhou a licitação só faz asfalto casca de ovo.uma vergonha já vai começar a maracutaia com o dinheiro público.
Maria Goulart 07/10/2023
Tudo isso pra \"encurtar\" trajeto? Faça-me o favor. O meio ambiente é mais importante do que a economia. Não existe outra possibilidade de economizar custos? Já não basta aquela mineração horrorosa produzida por \"terras\" do atual governador, querem acabar mesmo com a natureza, né?
Jota Alves 07/10/2023
E a população de chapada dos Guimarães foi consultada ouvida? Se for para turismo dois vagões do vlt e os trilhos para uma estrada bonita com apelo visual limpa...eles não falam mas haverá sim cobrança de pedágio.. a estrada principal até hoje não é a estrada parque prometida...essa estrada acabará sendo mais um elefante cinza ou amarelo
JOAO PEDRO DE FIGUEIREDO FILHO 07/10/2023
Nhambiquara sempre foi do Botelho tripolo é do Nininho por isso vai fazer a Rodovia TNC
Jandira Maria Pedrollo 07/10/2023
Corta a APA ARICA-AÇU? Estão destruindo o MT com a falsa ideia de desenvolvimento. O ataque é em todo o território. Serra Ricardo Franco, chapada, pantanal. Governador inconsequente. E, de quem mesmo é essa \"tal\" de construtora \"Nhambuquara\"? Lindo nome indigena né.
Mario Friedlander 07/10/2023
MT-030 será a Rodovia do Disparate, se seguir esse trajeto, que é impossível de ser transposto. Vai causar uma tremenda destruição ambiental, vai afetar sítios históricos e arqueológicos, Comunidades Rurais Negras Tradicionais e uma importante área de enterramentos secundário do povo Boe Bororo, que não é nem conhecida do IPHAN. Vamos pedir ao Nininho que faça o que o Wilson Santos fez uma vez, sair andando pelo trajeto proposto e subir a Serra da Chapada. Disparate ainda é pouco.
15 comentários