DA REDAÇÃO
A partir desta segunda-feira (20), todas as pessoas que tomaram a vacina da Janssen em Cuiabá poderão tomar a segunda dose, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
A aplicação deve ser feita após quarro meses que a pessoa tomou a primeira dose, com exceção das grávidas e puérperas, que tomaram a Janssen antes da gravidez.
Nesses casos, elas devem tomar a dose de reforço da Pfizer.
Leia mais:
Câmara de ministério dá apoio unânime à vacina infantil
Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha “Vacina Cuiabá – Sua Vida em Primeiro Lugar” alertou que a segunda dose da Janssen, a princípio ,será aplicada apenas no polo de vacinação da Unic Beira-Rio.
“Decidimos centralizar a aplicação da Janssen para podermos fazer um controle rigoroso de sua aplicação. Em Cuiabá, tivemos 15 mil pessoas que tomaram esta vacina; então, recebemos exatamente este quantitativo. Por este motivo, apenas as pessoas que tomaram a primeira dose de Janssen na capital poderão tomar a segunda aqui. Se atendermos pessoas que tomaram a primeira em outras cidades, aquelas que tomaram em Cuiabá ficarão sem. Não podemos correr esse risco, por isso só teremos Janssen na UNIC”, explicou a coordenadora.
Para tomar a segunda dose da Janssen, a pessoa deverá levar ao polo da Unic o cartão de vacinação, onde está marcada a primeira dose.
Quem tiver perdido o cartão, só conseguirá receber a vacina após o Sistema do Plano Nacional de Imunização – SiPNI, do Governo Federal, voltar a funcionar corretamente, pois é onde todas as informações da vacinação estão registradas.
A coordenadora reforçou que o estacionamento é grátis para quem vai se vacinar na Unic Beira-Rio.
“Quem for de carro tomar a vacina na Unic pode entrar no estacionamento onde o polo está localizado. Ao passar pela triagem, é só informar que está de carro que os atendentes vão entregar um selinho para que a pessoa possa apresentar no guichê do estacionamento”, disse.
Além da vacina da Janssen, o polo de vacinação da Unic continuará aplicando as demais vacinas.
A UFMT e as 21 unidades básicas de Saúde prosseguirão aplicando as vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.
Valéria de Oliveira fez um chamamento das pessoas que estão com a segunda dose ou a dose de reforço atrasadas.
“Temos muitas pessoas que precisam comparecer aos polos de vacinação para completarem o esquema vacinal. Quem tomou a primeira dose de Pfizer ou Astrazeneca, pode tomar a segunda depois de 56 dias. Quem tomou a primeira de Coronavac, pode tomar a segunda após 28 dias. Pessoas acima de 12 anos que ainda não tomaram nenhuma dose, devem fazer o cadastro no site Vacina Cuiabá e comparecer a qualquer polo e se vacinar o quanto antes", disse.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.