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GERAL Quinta-feira, 24 de Abril de 2025, 16:50 - A | A

24 de Abril de 2025, 16h:50 - A | A

GERAL / R$ 13 MIL DE PREJUÍZO

Cliente denuncia empresa no Procon por falhas recorrentes e descaso no atendimento

Com 4 inversores enviados por problemas em menos de um ano, uma das solicitações de garantia do inversor da DEYE demorou mais de 70 dias para resolução.



Uma denúncia formal foi registrada nesta quinta-feira no Procon contra a empresa DEYE INVERSORES LTDA, acusada de práticas abusivas e negligência no atendimento ao consumidor. A reclamação foi feita pelo cliente Orlando Silva, que afirma ter enfrentado inúmeros transtornos desde a compra de três inversores da marca DEYE, em fevereiro de 2021, por meio da distribuidora J. HELTE EIRELI.

De acordo com o relato, quatro inversores já apresentaram falhas em menos de um ano, sendo um deles um equipamento recondicionado fornecido pela própria DEYE em novembro de 2024. Esse último inversor queimou no dia 10 de abril de 2025 e, até esta quinta-feira (24), 14 dias após o ocorrido, a empresa não autorizou o acionamento da garantia, tampouco providenciou a substituição do aparelho.

“Estou sendo prejudicado financeiramente enquanto a empresa ignora o meu problema”, lamenta Orlando, que também reclama de ter que arcar novamente com os custos de envio do equipamento danificado.

A dificuldade de comunicação com a empresa é outro ponto crítico. Segundo o cliente, uma ligação durou mais de 47 minutos sem sucesso e e-mails levam até sete dias para serem respondidos. O histórico de falhas e demora na prestação do serviço é extenso. 

O primeiro inversor queimou em 24 de julho de 2024 e só foi substituído em 8 de outubro, resultando em 76 dias sem geração de energiaO segundo e terceiro inversores apresentaram defeito no final de setembro de 2024. A queixa foi formalizada em 8 de outubro, e os novos aparelhos só chegaram em 14 de novembro, após 37 dias de espera. Normalmente a empresa demora 30 dias para finalizar o processo de garantia. Orlando ainda precisou desembolsar R$ 298,00 pelo envio e R$ 475,38 para o recebimento dos equipamentos.

Durante os períodos em que o sistema de energia ficou inoperante, o cliente afirma ter acumulado um prejuízo de R$ 13.036,48, valor referente à energia que deixou de ser gerada e teve que ser comprada da concessionária Energisa.

Até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

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