GILSON NASSER
DA REDAÇÃO
Atual arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, 74, vai participar do conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, morto nesta segunda-feira (21) no Vaticano. Ele é um dos sete cardeais brasileiros e possui uma história em Mato Grosso.
Inclusive, sua primeira atuação como bispo ocorreu no Estado. Ele foi nomeado pelo Papa João Paulo II em fevereiro de 2005 para a Prelazia de São Félix, localizada em São Félix do Araguaia.
A Prelazia de São Félix, onde o cardeal atuou como bispo, é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Cuiabá e ao Conselho Episcopal Regional Norte III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A ordenação dele enquanto bispo ocorreu em abril de 2005 em cerimônia Blumenau, pelo cardeal pelo Dom Paulo Evaristo Arns.
Dom Leonardo Ulrich ficou responsável pela Prelazia de São Félix até 2011, quando foi eleito secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Naquele ano, por conta da função, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.
Em 2019, já sob o papado de Francisco, a Igreja Católica nomeou Dom Leonardo como arcebispo da Arquidiocese de Manaus. Em 2022, o Papa o nomeou cardeal, por conta de sua atuação em defesa do meio ambiente.
Em outubro de 2023, Dom Leonardo assumiu a presidência do Conselho Indigenista Missionário. Na ocasião, lembrou que atuou em defesa dos povos indígenas em São Félix do Araguaia, junto a Dom Pedro Casaldáliga, símbolo internacional na defesa dos indígenas, e que missionou por quase toda a vida em São Félix.
CONCLAVE
O conclave para eleger o sucessor de Francisco deve ocorrer em cerca de 15 dias, após o funeral do papa falecido, e contará com os 135 cardeais com menos de 80 anos. Todos podem votar e serem votados.
Além de Dom Leonardo, são o Brasil tem outros seis cardeais: Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 64 anos;
Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos; Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos; Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos; Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos; e João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
Dom Leonardo não está entre os principais nomes para suceder Francisco. Todavia, especialistas apontam que as eleições para papa costumam ser surpreendentes.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.