DA REDAÇÃO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 15 incêndios florestais no Estado nesta sexta-feira (25). Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e municípios, além de agentes federais.
No Pantanal, o principal incêndio em combate está entre a Estação Ecológica Taiamã e o Porto Conceição, e outro em uma área de mata em Poconé. Já os incêndios na Fazenda GCSJ, dentro do Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé, e em uma região de fazendas em Barão de Melgaço são considerados controlados. As equipes permanecem em campo para o combate e eventuais focos.
Os demais incêndios são combatidos em Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, União do Sul, Feliz Natal, Nova Maringá, Nortelândia, Diamantino, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Confresa.
Leia mais:
Conselho anula multa de R$ 9 milhões aplicada a madeireiro em MT
Monitoramento
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios na Fazenda Asa Branca, em Itanhangá; no Sitio Ideal, em Nova Ubiratã; na Fazenda Conquista, em Santa Carmem; na Fazenda São Sebastião, em Santa Terezinha; na Fazenda Candeira, em São José do Xingu; na Fazenda Bom Sucesso, em Canabrava do Norte; nos Sítio Ebenezer, Fazenda Progresso do Norte e Fazenda Colorado, em Tabaporã; nas Fazendas Nova Esperança, J. Crestani e Caibi I, em Feliz Natal; na Fazenda SA, em Santa Carmem; no Projeto de Assentamento 12 de Outubro e na Fazenda Formosa, em Cláudia; nas Fazendas Santa Terezinha, LT e Monte Negro, em Nova Maringá; no Sitio Mauro Freese, em Sinop; e no Sitio Peron, em União do Sul.
Além desses, o Batalhão monitora um incêndio no Parque Nacional do Pantanal mato-grossense, em Poconé. O Corpo de Bombeiros só não entrou neste local porque é necessária autorização dos órgãos federais.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
O Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 46 focos de calor neste sábados, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 40 se concentram na Amazônia e seis no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
(Com assessoria)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.