DA REDAÇÃO
O Governo de Mato Grosso decretou ponto facultativo na segunda e terça-feira (28 de fevereiro e 1º de março), em virtude do Carnaval.
À exceção dos serviços essenciais - casos da Saúde e da Segurança -, as unidades administrativas do Executivo não funcionarão nesses dois dias.
Já na quarta-feira (2), o expediente será normal nas repartições do Estado.
A medida consta no decreto nº 1.213, que circulou no Diário Oficial do dia 28 de dezembro de 2021.
Leia mais:
Sem festa de Carnaval, Cuiabá decreta pontos facultativos
Em Cuiabá, a Prefeitura mantém a validade do Decreto Municipal nº 8.888/21, assinado em 22 de dezembro de 2021, que estabeleceu o calendário de feriados e pontos facultativos.
De acordo com o decreto, no período de 28 de fevereiro a 1° de março, será ponto facultativo na Capital.
No dia 2 de março (Quarta-Feira de Cinzas), o expediente será após às 13h, sendo ponto facultativo no período da manhã.
Saiba o que abre a fecha nesses dois dias de Carnaval:
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público nas agências bancárias nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
As agências voltam a funcionar a partir de 11h.
A recomendação da Febraban é de que os clientes utilizem, preferencialmente, os canais digitais nos dias em que não houver expediente bancário nas agências
Correios
As agências dos Correios não funcionarão nos dias 28 e 1°.
As atividades só serão retomadas na quarta-feira, dia 2, às 12h.
Comércio
Segundo a Federação do Comércio (Fecomercio), os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente, entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março.
Segundo o Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL), o comércio pode optar em abrir as portas, assim como se fosse um dia normal, pois não existe objeção por lei e nem ônus trabalhista por Convenção Coletiva de Trabalho.
Shoppings
De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a diretriz é para o funcionamento normal, no sábado e na segunda-feira.
No domingo e terça-feira, o funcionamento será reduzido, das 14h às 20h.
Vencimento de contas
As contas de consumo e carnês com vencimento em 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (2).
Ganha Tempo
As unidades do Ganha Tempo, em Cuiabá e Várzea Grande, não funcionarão na segunda e na terça-feira.
Os postos localizados na Praça Ipiranga, nos bairros Cristo Rei e CPA 1, e as unidades no interior do Estado retomam o atendimento na próxima quarta-feira, às 8h.
O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também segue o mesmo padrão de funcionamento.
Saúde
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde, estarão fechados o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Estadual.
A Central Estadual de Regulação, a Central Estadual de Transplante e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionarão em regime de plantão.
A rede hospitalar do Estado e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalharão normalmente.
Segurança
De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), operam normalmente, seguindo escala de plantão, os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar (PMMT), do Corpo de Bombeiros e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), este último com as atividades do Instituto Médico Legal (IML), Criminalística e Identificação.
Já a Polícia Judiciária Civil (PJC) informa que, em Cuiabá, as unidades da Central de Flagrantes, do Bairro Verdão; a Central de Ocorrências, da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha); e a Central de Flagrantes, no Bairro Parque do Lago em Várzea Grande vão centralizar os procedimentos de lavratura de Boletins de Ocorrências.
A PJC reforça à população que para as ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas.
O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Olliveira, s/n, no bairro Planalto.
As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs) trabalharão sob regime de sobreaviso, com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizará o atendimento mediante atuação dos delegados, escrivães e investigadores plantonistas.
A Delegacia de Delitos de Trânsito trabalhará com equipe de plantão para atendimento de acidentes de trânsito com vítima e a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos para registro de ocorrências.
Já para registro de boletins de crimes como furto simples, extravio de documentos, injúria, ameaça, calúnia e desaparecimento de pessoas, e o pré-registro de crimes de outras naturezas, os cidadãos podem acessar o site da Delegacia Virtual e registrar a ocorrência.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.