CECÍLIA NOBRE
Da Redação
Uma lista divulgada pela Fiquem Sabendo, organização especializada no acesso a informações públicas, mostrou todos os municípios do país que possuem planos de contingência com ações e estratégias, caso enfrentem desastres ou situações de riscos. Em Mato Grosso apenas 9 cidades possuem um plano estratégico para o enfrentamento de tais adversidades.
As cidades mato-grossenses que possuem registro no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) são: Alta Floresta, Aripuanã, Cáceres, Cuiabá, Nova Santa Helena, Novo São Joaquim, Paranatinga, São Félix do Araguaia e Sorriso.
De acordo com a Lei Federal 12.608 de abril de 2012, um plano de contingência é um conjunto de procedimentos e ações com o intuito de prevenir acidentes e desastres específicos ou para atender emergências decorrentes de determinada situação. “Incluída a definição dos recursos humanos e materiais para prevenção, preparação, resposta e recuperação, elaborado com base em hipóteses de acidente ou desastre, com o objetivo de reduzir o risco de sua ocorrência ou de minimizar seus efeitos” diz trecho da lei.
Leia mais:
76% dos homicídios em Mato Grosso são contra negros, segundo estudo
Em entrevista ao Mídiajur, o coronel da reserva da Polícia Militar e atual secretário municipal de Ordem Pública de Cuiabá, Leovaldo Emanoel Sales da Silva, falou sobre a importância em se ter um plano de contingência. "O Plano vai evitar a surpresa e evitar que a instituição ou a própria cidade seja pega sem ter qualquer alternativa de solução para alguma situação imprevista, como aconteceu na pandemia" relatou o secretário.
Questionado sobre o pequeno número de municípios que possuem o plano, dentro do estado, Leovaldo lamentou que tantas cidades não tenham essa medida preventiva. "O gestor de uma empresa ou o governante de uma cidade deve esgotar todas as possibilidades de previsão de possíveis desastres e se prevenir para que na ocorrência os riscos sejam reduzidos ao máximo que for possível. Infelizmente às instituições públicas não possuem essa cultura" declarou.
A exemplo de outros municípios, o coronel falou um pouco sobre o plano de contingência de Cuiabá, que, segundo ele, comtempla riscos de desastres naturais causados por possíveis enchentes dos rios Cuiabá, Coxipó e seus mais de 20 afluentes. "Temos ainda um programa de prevenção contra as queimadas urbanas, assim como a barragem do manso que também está dentro do espectro de preocupação da capital, pois possui mais de cinco mil famílias morando em áreas de risco" afirmou Sales.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.