DA REDAÇÃO
O corregedor geral de Justiça de Mato Grosso, desembargador Sebastião de Moraes Filho, assegurou que o comando do Judiciário do estado está preparando medidas que visam melhorar o funcionamento e a qualidade dos serviços jurisdicionais em nível de primeira instância e juizados especial no estado. O posicionamento foi anunciado ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Mato Grosso, Maurício Aude, em reunião ocorrida na quinta-feira, 14, na Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT).
Durante o encontro, foi reafirmada a parceria entre as instituições em prol de uma justiça mais célere e eficiente.
Maurício Aude lembrou que no final de fevereiro houve reunião com o presidente do TJMT para tratar dos problemas enfrentados pelos advogados e jurisdicionados, principalmente nos juizados especiais. “Já apresentamos as principais dificuldades da nossa classe e o apoio da Corregedoria será fundamental para a melhoria dos serviços prestados pelo Judiciário. Acredito que quanto mais diálogo tivermos, melhor será a administração da justiça, pois a intenção da OAB/MT é contribuir para o fortalecimento do órgão”, consignou.
O corregedor-geral reconheceu que o advogado é indispensável à administração da justiça e garantiu que ações estão sendo estudadas para desafogar a primeira instância. “Hoje, cerca de 1,3 mil processos são distribuídos por mês para cada juizado e queremos reduzir esse estoque o mais rápido possível”, garantiu o desembargador Sebastião Filho.
Ainda durante o encontro, equipes do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi) e de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) explanaram sobre as constantes deficiências apresentadas pelo Processo Judicial Digital (Projudi) e que estão trabalhando em conjunto com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT para solucionar essas questões.
Também participaram da reunião os juízes auxiliares da Corregedoria Mário Roberto Kono de Oliveira, Serly Marcondes Alves, e Jorge Luiz Tadeu Rodrigues.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.