ARIELLY BARTH e LETÍCIA PEREIRA
DA REDAÇÃO
Abílio Brunini (PL) se manifestou na manhã desta quarta-feira sobre a pesquisa AtlasIntel, divulgada na segunda-feira (14). O candidato falou com jornalistas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) sobre a proximidade nas intenções de voto com Lúdio Cabral (PT).
Ao ser questionado sobre a diferença estreita nas pesquisas, Abílio destacou que a eleição é decidida no dia da votação. “Eu penso assim, a eleição, ela é ganha no dia da eleição, as pesquisas do primeiro turno provam isso, certo? Não existe nenhuma verdade absoluta quando se trata de pesquisa. Pesquisa é um recorte do momento”, afirmou.
Sobre a análise de um "empate técnico" entre ele e Lúdio, ele avalia que a interpretação dessa margem é crucial, já que oscila para cima e para baixo, e que ele pode estar até 10% a frente do adversário.
“Se você considerar a margem de erro a favor dele (empata), porque se você considerar a margem de erro comum seria 4% para baixo de um e 4% para baixo de outro. Agora a favor do outro candidato você considera a margem de erro dele de 4% para cima, ai você conseguiria esse resultado, mas só se você pensar a favor dele. Se você pensar ao meu favor, você vai ver que os 4% dele para baixo e os meus 4% para cima, posso estar 10% na frente dele”, disse Abílio.
Ele também comentou que a pesquisa da AtlasIntel no primeiro turno já previa uma aproximação dos números e que será uma eleição difícil.
Quanto a tendência da migração de votos dos eleitores de Eduardo Botelho a Lúdio, o bolsonarista mencionou a rejeição que o presidente Lula (PT) enfrenta, enfatizando que não se pode desvincular Lúdio do PT.
"O tempo todo nós temos que reconquistar os eleitores do primeiro turno e conquistar novos eleitores, esse é um processo padrão. Outra coisa muito importante que a gente tem que colocar é que a própria pesquisa Altas coloca o Lula com 60% de rejeição, então assim é não tem como separar o lúdio do PT”, ressaltou.
Leia mais:
Abílio denuncia indústria de “fake news” para enganar servidores
A pesquisa, conduzida pelo instituto que corretamente previu os nomes que iriam para o segundo turno na capital, mostrou nesse levantamento que Abílio possui 52,4% dos votos, enquanto Lúdio tem 45,6%.
Indecisos são 0,9%, enquanto brancos e nulos chegam a 1,2%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Considerados apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), Abílio marca 53,5%, ante 46,5% de Lúdio.
O AtlasIntel entrevistou 1.201 eleitores da capital de Mato Grosso, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 8 e 13 de outubro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é MT-02425/2024.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.