JOANA CUNHA
Da Folhapress - São Paulo
A Rumo avançou, nesta semana, em seu projeto de investimento estimado de R$ 1,9 bilhão para aumentar a capacidade de sua malha ferroviária na Operação Norte em Mato Grosso.
A empresa adquiriu 2.142 vagões, para transportar grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, e até 45 locomotivas.
Leia mais:
MPF contraria a Rumo: ferrovia atinge indígenas
Empresa é autorizada a construir nova ferrovia em MT
O projeto da construção da nova ferrovia estadual está em fase de licenciamento ambiental.
Na semana passada, o Ministério da Infraestrutura aprovou o enquadramento do projeto no regime especial de incentivo para o desenvolvimento da infraestrutura com renúncia fiscal, estimada em torno de R$ 178 milhões.
A Rumo afirma que ainda não tem o contrato fechado com os fornecedores desse projeto e que, assim como tem feito em todas as suas aquisições, dá preferência a fornecedores nacionais.
Maior operadora ferroviária do país, a Rumo tem aproximadamente 1.200 locomotivas e 33.000 vagões.
Em setembro de 2021, o Governo de Mato Grosso aprovou a proposta e os documentos apresentados pela Rumo Logística S/A e declarou a empresa habilitada a assinar o contrato de adesão e obter autorização para a construção, implantação e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
A proposta foi a única apresentada na Chamada Pública para implantação de 730 quilômetros de linha férrea no Estado.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.