Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
35°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
35°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Segunda-feira, 28 de Abril de 2025, 16:25 - A | A

28 de Abril de 2025, 16h:25 - A | A

AGRONEGÓCIOS / BIOCOMBUSTÍVEL

Mato Grosso mantém liderança nacional na produção de etanol de milho

Produção total alcançou 6,577 bilhões de litros, um crescimento de 23,7% em relação à safra anterior

DA REDAÇÃO



Apesar da queda na produtividade da cana-de-açúcar na safra 2024/2025, Mato Grosso continua em destaque nacional na produção de etanol, mantendo-se como o segundo maior produtor do país. O desempenho positivo é impulsionado pelo avanço do etanol de milho, que cresce ano após ano e já representa a maior parte da produção estadual do biocombustível.

Conforme o 4° Levantamento da Safra 2024/25 de Cana-de-Açúcar, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área destinada à cana-de-açúcar aumentou 6,1% em Mato Grosso, saltando de 194,1 mil hectares para 205,9 mil hectares. No entanto, as condições climáticas adversas provocaram uma retração de 6,9% na produtividade das lavouras. A média passou de 90.989 kg/ha para 84.719 kg/ha, resultando em uma colheita de 17,4 milhões de toneladas – 1,2% a menos que na safra anterior.

Ainda assim, a produção de açúcar no estado deve crescer 7,3%, totalizando 578,4 mil toneladas. Esse crescimento reflete a atratividade do mercado internacional para a commodity, o que levou algumas usinas a ajustarem seu mix industrial.

O maior destaque, porém, é a performance do etanol. Segundo o levantamento, Mato Grosso alcançou uma produção total de 6,577 bilhões de litros, um crescimento expressivo de 23,7% em relação à safra anterior. O biocombustível é amplamente utilizado para abastecer veículos automotores (etanol hidratado) ou ser adicionado na gasolina, no caso do etanol anidro.

Desse volume, 5,418 bilhões de litros são oriundos do milho – um salto de 28,6% em comparação aos 4,214 bilhões de litros produzidos na safra 2023/2024. O etanol de cana também apresentou crescimento, com produção de 1,159 bilhão de litros, 5% a mais que os 1,104 bilhão do ciclo anterior.

Esse avanço consolidou o estado como líder nacional na produção de etanol à base de milho, fruto da expansão de novas usinas, da modernização do parque industrial e da maior eficiência das plantas já existentes – inclusive com a entrada em operação de unidades de menor porte, muitas delas em propriedades rurais.

“Esse desempenho é reflexo direto da capacidade de investimento da nossa indústria, da modernização do setor e da confiança dos empreendedores em nosso estado. Isso gera emprego, renda e contribui para a matriz energética limpa e sustentável que defendemos para o futuro”, afirmou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

O país como um todo registrou um crescimento de 4,4% na produção de etanol, chegando a 37,2 bilhões de litros. A alta foi sustentada pelo milho, já que a produção a partir da cana recuou 1,1%, impactada pelas condições climáticas adversas em regiões importantes para a produção.

A Região Centro-Sul continua sendo a principal produtora nacional, com destaque para São Paulo, que deve manter a liderança com estimativas de 13,5 bilhões de litros, apesar de uma leve queda de 2%. Mato Grosso, com mais de 6,5 bilhões de litros, figura em segundo lugar, à frente de estados como Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O coordenador do Centro de Dados Econômicos do Estado de Mato Grosso, Vinícius Hideki, destaca que a colheita da cana é 100% mecanizada desde a safra 2021/2022, confirmando o avanço tecnológico do setor sucroenergético local. A estimativa nacional também aponta para a consolidação da mecanização no Brasil, com 92,4% das operações realizadas com máquinas.

“Mato Grosso tem mostrado, ano após ano, sua capacidade de reinventar a produção energética com base em inovação e sustentabilidade. Isso só é possível graças ao avanço expressivo da nossa indústria: já contamos com 22 usinas em operação – sendo 14 processando milho, das quais 11 são exclusivas para essa matéria-prima. Mato Grosso é, hoje, sinônimo de eficiência energética, geração de valor agregado e liderança no uso de biocombustíveis renováveis no Brasil”.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Grávida é presa em flagrante em ação que desmantelou esquema de fraude na venda de soja
#GERAL
OPERAÇÃO GRÃO PRECIFICADO
Grávida é presa em flagrante em ação que desmantelou esquema de fraude na venda de soja
Prédio comercial é destruído por incêndio em MT
#GERAL
FOGO
Prédio comercial é destruído por incêndio em MT
Mãe de jovem que matou ex conta que filha era ameaçada pela vítima
#GERAL
"AGIU NO DESESPERO"
Mãe de jovem que matou ex conta que filha era ameaçada pela vítima
Corpo é encontrado dentro de carro em VG; vítima seria morador de rua
#GERAL
MISTÉRIO
Corpo é encontrado dentro de carro em VG; vítima seria morador de rua
CRM instaura sindicância contra médico que matou namorada adolescente
#GERAL
INVESTIGAÇÃO
CRM instaura sindicância contra médico que matou namorada adolescente
Acusado de estuprar esposa e enteada é presa em MT
#GERAL
VIOLÊNCIA SEXUAL
Acusado de estuprar esposa e enteada é presa em MT
Confira Também Nesta Seção: