Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
34°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
34°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Domingo, 20 de Abril de 2025, 08:00 - A | A

20 de Abril de 2025, 08h:00 - A | A

AGRONEGÓCIOS / CULTURA AGRO

Maior do Brasil, MT se prepara para se tornar 'potência mundial' em gergelim

Estado já é responsável por 66% da produção nacional e agora chega ao mercado chinês

ANGELA JORDÃO
DA REDAÇÃO



Mato Grosso, que já é o maior produtor de gergelim do Brasil, trabalha para se posicionar como uma potência mundial na produção do grão, assim como já acontece com a soja e a proteína animal. Em busca desse objetivo, o estado inicia estudos de cultivares do gergelim chinês.

Em março, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Culturas Especiais e Irrigação (Imafir) e o Centro de Pesquisa de Gergelim da Academia de Ciências Agrícolas de Henan, na China. A parceria, com vigência de 3 anos, vai permitir o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e inovação no cultivo de gergelim, com foco em pesquisa, desenvolvimento e comercialização internacional.

Conforme o presidente do Imafir, Hugo Henrique Garcia, a parceria simboliza um compromisso sólido com o avanço da pesquisa, da inovação e da abertura de novos mercados para produtores brasileiros, que não só fortalece o desenvolvimento técnico e científico da cadeia produtiva do gergelim, mas também amplia as possibilidades de comercialização de valor e sustentabilidade para os produtores brasileiros.

“O Brasil, um dos líderes globais em produção agrícola, tem na cultura do gergelim uma oportunidade extraordinária de expansão. A China, com sua tradição e expertise no cultivo e no consumo do gergelim, torna-se um parceiro estratégico essencial nessa jornada”, afirma Hugo Garcia.

Mato Grosso é responsável, atualmente, por 66% da produção brasileira de gergelim. De acordo com a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) na safra 2024/25 425 serão 425 mil hectares do grão plantados no estado, com uma produção de 219,3 mil toneladas. A produtividade deve chegar a 516 quilos por hectares.

Em 2024, o estado foi responsável por 64% das exportações brasileiras do grão, movimentando R$ 1,3 bilhão e enviando o produto para 26 países, incluindo Índia, México, Vietnã e Egito.

Leia mais:

Pecuaristas de MT vivem expectativa de alto nos negócios com "tarifaço" de Trump

Mauro avisa que agro de MT está preparado para "qualquer mudança global"

Expoagro 2025 deve movimentar R$ 20 milhões e atrair 300 mil pessoas

Mercado Chinês

Com a recente abertura do mercado chinês para o gergelim brasileiro, a expectativa é transformar o grão em uma cultura ainda mais relevante em relação ao patamar em que se encontra.

O potencial chinês para a importação de gergelim impressiona. O país consome 1,4 milhão de toneladas por ano, importando cerca de 1 milhão de toneladas, mais que o dobro da produção brasileira. O produto é amplamente utilizado na alimentação chinesa, principalmente na produção de óleo de gergelim, ingrediente essencial na culinária asiática.

Segunda safra

Por ser resistente as condições de seca, a planta do gergelim se tornou uma alternativa viável para os produtores da região Centro-Oeste, diante do baixo custo de produção e da pouca exigência de adubação. O grão já se tornou uma opção de segunda safra para muitos produtores rurais, substituindo o milho.

Em Mato Grosso, a janela para o plantio de gergelim se inicia em fevereiro e se estende até meados de março, enquanto a colheita ocorre entre maio e junho e deve ser realizada antes da abertura das cápsulas.

O gergelim é uma planta herbácea anual e tem a sua origem na Ásia. Sua semente apresenta um elevado teor de óleo de alta qualidade nutricional, sendo processada para a obtenção de óleo e produtos alimentícios. Parte importante do gergelim produzido no Brasil é exportada, sendo utilizado para a produção de óleo e para a fabricação de cosméticos.

Além de Mato Grosso, o grão é produzido também no Pará, onde 64 mil toneladas estão estimadas, em Tocantins (49,9 mil toneladas) e Goiás (1,5 mil toneladas).

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Polícia resgata vítimas que sofriam tortura em alojamento de empresa no interior de MT
#GERAL
CRIMINOSOS PRESOS
Polícia resgata vítimas que sofriam tortura em alojamento de empresa no interior de MT
Polícia prende suspeitos de invadirem conveniência e atirarem em rivais
#GERAL
MEMBROS DE FACÇÃO
Polícia prende suspeitos de invadirem conveniência e atirarem em rivais
Homem persegue e assedia adolescentes em Cuiabá; vídeo
#GERAL
MANÍACO
Homem persegue e assedia adolescentes em Cuiabá; vídeo
Garota de programa nega sexo sem preservativo e quase é estuprada
#GERAL
VIOLÊNCIA SEXUAL
Garota de programa nega sexo sem preservativo e quase é estuprada
Hospital São Mateus faz parceria para incentivar uso de energia solar
#GERAL
ENERGIA RENOVÁVEL
Hospital São Mateus faz parceria para incentivar uso de energia solar
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados em Cuiabá
#GERAL
ÁLCOOL E DIREÇÃO
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: