DA REDAÇÃO
Na próxima quinta-feira, 12 de setembro, Tangará da Serra e grande parte do estado de Mato Grosso completarão exatos cinco meses sem chuvas significativas. A última precipitação registrada na região ocorreu em 12 de abril, uma sexta-feira, na Serra de Tapirapuã.
Desde então, a área não registrou mais nenhuma chuva substancial, exceto por uma breve garoa durante a penúltima friagem em agosto. De acordo com previsões do portal Clima Tempo, não há expectativa de chuvas para a região até pelo menos 24 de setembro. O CPTEC/INPE e o INMET também indicam a ausência de precipitações significativas até 17 de setembro, com a possibilidade de chuvas só surgindo na última semana do mês.
A seca pode gerar uma grande crise hídrica no município e comprometer até o abastecimento de água na cidade.
Diversos municípios mato-grossenses, como Cáceres, Chapada dos Guimarães, Jangada e Juara, declararam estado de emergência no último mês devido à seca severa, que está comprometendo o abastecimento de água nessas áreas. Os decretos de emergência visam mobilizar as autoridades para ações de conscientização e controle, convocar voluntários e permitir contratações urgentes sem licitação, entre outras medidas emergenciais.
Leia mais:
Incêndio de grandes proporções atinge fazenda em MT; vídeos
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.