Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sexta-feira, 10 de Junho de 2022, 17:00 - A | A

10 de Junho de 2022, 17h:00 - A | A

POLÍTICA / NOVA COBRANÇA

Comissão de vereadores aprova cobrança de taxa de lixo em Cuiabá

O texto será submetido ao plenário e será votado por todos os vereadores

LÁZARO THOR



A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara de Cuiabá aprovou por unanimidade nesta sexta-feira (10) o Projeto de Lei Complementar 4/2022, de autoria do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que cria uma taxa para serviços de coleta de lixo que deve ser cobrada dos moradores da capital mato-grossense. 

Votaram a favor da proposta o vereador Chico 2000 (PL), Demilson Nogueira (PP) e Dídimo Vovô (PSB). O projeto de lei define que a cobrança deverá ser feita via fatura de água e esgoto gerada pela concessionária Águas Cuiabá S.A. Segundo a proposta, a prefeitura fará um convênio para que a concessionária execute a cobrança. 

Leia mais: 

Alvo de CPI, Águas Cuiabá arrecadou R$ 141 milhões dos cuiabanos no primeiro trimestre de 2022

O valor da taxa será cobrado, segundo o projeto de lei, a partir do custo da coleta de lixo do ano anterior. Na proposta assinada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a expectativa é de que a prefeitura edite um decreto para definir quais seriam os valores. 

A criação da taxa de coleta de lixo já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora deve seguir para votação em plenário, quando deverá ser analisada por todos os vereadores em duas votações. 

A CCJ inseriu uma emenda no projeto que dá isenção do pagamento da taxa para moradores que utilizam até 10 metros cúbicos de água. Clique aqui para ver o projeto.

"Algumas centenas de famílias serão beneficiadas concernente a matéria que está sendo encaminhada, o aumento da população e do consumo tem gerado uma crescente produção de lixo em todo Brasil e em Cuiabá não seria diferente", afirmou o vereador Dídimo Vovô.  

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

paula pontes 23/06/2022

Pelo jeito do comentário, o sr Pedro pachuri tá do lado do Emanuel cobrar taxa não? já pagamos IPTU altíssimo todos os anos, que eu saiba já está embutido, prefeito quer esbanjar dinheiro pagando esses lixos que se dizem cantores, péssimos por sinal gritar nos ouvidos da população e pra serviços à população quer cobrar! haja paciência com tantas taxas!

positivo
0
negativo
0

Bala 14/06/2022

Não concordo com essa cobrança, agora querem que paguemos até o lixo que sempre foi dever da prefeitura de cuiabá, socorro dilemar, micheli alencar e os demais vereadores que querem o melhor da população

positivo
0
negativo
0

Carlos Eduardo Figueiredo 11/06/2022

Oras, e o IPTU, não está embutido o valor da coleta de lixo??? Infelizmente o Emanuel está querendo acabar com a sua carreira política e levar seu filho e parças juntos, só pode!!!! Já bastava o Governador sempre estar aumentando impostos e criando taxas, e aí vem o Perfeito e da mais uma "cacetada" no povo Cuiabano!!!

positivo
0
negativo
0

Pedro Pachuri 11/06/2022

Segundo Lavoisier, na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. É nominada Lei da conservação da massa. Compramos, produzimos e consumimos produtos. Geramos com isso uma enorme quantidade de lixo e dejetos que precisam ser adequadamente tratado e dado destinação final também adequada, sob pena provocar enormes danos ambientais, em prejuízo à toda coletividade humana. É um dos graves problemas que o mundo inteiro há tempos vem se preocupando e alertando. Coletar, transportar, tratar e dar adequada destinação aos lixos e rejeitos produzido pelos munícipes, tem custo elevado custo financeiro para os municípios. A lei federal do novo marco regulatório determina que os municípios de todo Brasil, sem exceção, aprovem lei instituindo a cobrança de taxa de coleta, transporte, tratamento e destinação do lixo domiciliar urbano, para não serem penalizados.

positivo
0
negativo
0

ELENI ALVES GOMES 10/06/2022

Isso é ridículo!!! Vcs não acham que já pagamos impostos demais? Comecem cobrar pelo ar que respiram. E pelos aposentados políticos indevidos.

positivo
0
negativo
0

Rita de Cássia Fernandes 10/06/2022

Votar na diminuição dis salários de salários dos parlamentares isso eles não fazem mas para o povo só taxas e impostos disto e daquilo.

positivo
0
negativo
0

6 comentários

Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
#GERAL
EDUCAÇÃO
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
#GERAL
EDUCAÇÃO SEGURA
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
#GERAL
ESTUDOS
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
#GERAL
MANÍACO
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
Nova parabólica digital oferece programação variada
#GERAL
TELEVISÃO
Nova parabólica digital oferece programação variada
Funcionário tem mal súbito e morre em fabrica de café em Cuiabá
#GERAL
FULMINANTE
Funcionário tem mal súbito e morre em fabrica de café em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: