Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 17:32 - A | A

03 de Maio de 2024, 17h:32 - A | A

GERAL / DE VOLTA À NATUREZA

Tamanduá-bandeira é solto na Transpantaneira após se recuperar de atropelamento

Animal foi resgatado no município de Jangada pela concessionária Rota do Oeste e passou por tratamento na UFMT

Da Assessoria



Um tamanduá-bandeira foi solto, nesta sexta-feira (3), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no Pantanal mato-grossense, após se recuperar de lesões causadas por um atropelamento.

O resgate do animal silvestre foi feito no centro do município de Jangada pela concessionária Rota do Oeste, que o levou para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (HOVET/UFMT).

O macho adulto, com aproximadamente 38,5 kg, foi internado apresentando desidratação e escoriações pelo corpo, principalmente em membros esquerdos. Na avaliação física do animal não foram encontradas fraturas evidentes.

Leia mais:

Empresário morre em acidente de moto durante a madrugada em Cuiabá

Após avaliação minuciosa foram retirados alguns fragmentos plásticos, possivelmente do automóvel que colidiu com o animal. Também foi feito, durante o tratamento, o protocolo para controle de dor e do trauma cranioencefálico.

O animal ficou três dias em estado semicomatoso, um tipo de coma mais leve, com tratamento intenso e monitoramento frequente. A progressão do quadro clínico foi satisfatória e após oito dias internado no Setor de Animais Silvestres da UFMT ele recebeu alta.

O tamanduá foi solto ao redor da pousada Aymara, na Transpantaneira, em Poconé. Sua soltura foi abrupta, quando o animal volta imediatamente para a natureza.

“Ele teve uma perfeita resposta aos medicamentos e teve condições desta forma de ser solto de volta na natureza sem precisar passar pelo processo de aclimatação. Como foram poucos dias em tratamento ele não perdeu o seu instinto de vida livre”, destaca o analista de meio ambiente da Gerência de Fauna da Sema, Flávio Thiel, que acompanhou a soltura.

Tamanduá Miga

Este é o segundo tamanduá-bandeira solto em uma semana no Pantanal pela Sema. Na última sexta-feira (26.04) Miga, uma fêmea que foi resgatada filhote durante incêndios florestais na região de Poconé, e estava sob os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lucas do Rio Verde, foi levada para a Transpantaneira para o início do processo de readaptação da vida selvagem.

Como ela ficou muitos anos vivendo no centro especializado e era muito filhote ao ser resgatada, Miga vai aperfeiçoar a capacidade de buscar cupins, formigas e um abrigo seguro e para isso passará pelo processo de aclimatação para estar totalmente apta para voltar à natureza. Ela está em um recinto da Organização Não Governamental Ampara Silvestre, que possui uma área grande e telada e será solta em breve.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Vizinha ouve gritos e casal é encontrado morto dentro de casa em MT
#GERAL
CHOCANTE
Vizinha ouve gritos e casal é encontrado morto dentro de casa em MT
MT sorteia R$ 900 mil no programa Nota MT; veja 1 mil ganhadores
#GERAL
GRANA
MT sorteia R$ 900 mil no programa Nota MT; veja 1 mil ganhadores
#GERAL
VEM ÁGUA
"Feriadão" será de chuvas intensas em Cuiabá; veja previsão
Égua tem cabeça arrancada do corpo em acidente em MT
#GERAL
FATAL
Égua tem cabeça arrancada do corpo em acidente em MT
Preso é morto e assassinos usam sangue para escrever em camiseta
#GERAL
CRUELDADE
Preso é morto e assassinos usam sangue para escrever em camiseta
Confira o que abre e fecha neste feriadão em Mato Grosso
#GERAL
PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Confira o que abre e fecha neste feriadão em Mato Grosso
Confira Também Nesta Seção: