Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 22 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2021, 06:28 - A | A

24 de Dezembro de 2021, 06h:28 - A | A

GERAL / POLÍCIA PENAL EM GREVE

Polícia Civil assume a carceragem do Fórum da Cuiabá

Decisão da Justiça minimiza os efeitos do movimento grevista do Sistema Penitenciário de MT

DA REDAÇÃO



Por decisão da Justiça , a Polícia Judiciária Civil assumiu, assumiu, temporariamente, a partir de quinta-feira (23), a gestão do recambiamento e vigilância de presos na carceragem do Fórum da Capital, para onde foram remanejadas pessoas que estavam custodiadas em celas de delegacias da Região Metropolitana de Cuiabá.

Essa decisão faz parte do plano emergencial, elaborado pela Polícia Civil de Mato Grosso, para minimizar os efeitos do movimento grevista do Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

Leia mais:

Tribunal afasta presidente de sindicato e aumenta multa diária para R$ 200 mil

A medida de contingenciamento foi autorizada pelo juiz Lídio Modesto da Silva Filho, diretor do Fórum, e adotada exclusivamente neste período, após solicitação da Polícia Civil, que definiu um plano operacional como forma de minimizar os efeitos da greve dos servidores do Sistema Penitenciário estadual.

O plano de ação da PJC Civil foi estruturado levando em conta o não recebimento de custodiados em diversas unidades prisionais do Estado.

Em razão disso, a instituição necessitou empregar parte da força operacional para a vigilância temporária de custodiados nas delegacias, a fim de evitar prejuízos ao sistema de segurança pública e à sociedade.

O delegado-geral em substituição, Gianmarco Paccola Capoani, destacou que, entre os dias 12 e 23 de dezembro, a Polícia Civil recebeu 728 pessoas presas em todo o Estado.

“Essa medida definida para a região Metropolitana de Cuiabá, que movimenta um número maior de presos, foi adotada para a garantia dos direitos fundamentais dos custodiados. Não medimos esforços, tratando essa situação pautados na responsabilidade da Polícia Civil diante do papel institucional, a fim de evitar um problema mais sério para a sociedade mato-grossense. Agradeço as instituições envolvidas e aos nossos policiais, que se empenharam em atender prontamente a força de trabalho que foi organizada”, declarou o delegado.

A medida autorizada pelo diretor do Fórum de Cuiabá define que a gestão da carceragem está sob responsabilidade da Polícia Civil, e que a Secretaria de Estado de Segurança Pública adote as medidas necessárias para segurança nas imediações do prédio e alimentação dos custodiados na carceragem.

A GREVE - Na quarta-feira (22), o desembargador Pedro Sakamoto, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ratificou a ilegalidade da greve dos policiais penais em Mato Grosso e aumentou a multa aplicada pelo descumprimento da decisão para R$ 200 mil, em razão da manutenção do movimento e pelo surgimento de "fatos novos e gravíssimos", como a negativa em receber novos presos.

O magistrado determinou ainda o afastamento imediato do presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado (Sindspen-MT). 

Na semana passada, a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves já havia declarado a ilegalidade do movimento grevista e determinado o retorno imediato dos policiais penais ao trabalho, o que não ocorreu. 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
#GERAL
REORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL
Secretário admite que baixa demanda fechará turmas noturnas do Ensino Médio
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
#GERAL
PAÍS EM CHAMAS
MT tem um município entre os 10 com mais queimadas no Brasil
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
#GERAL
REFORÇO
Sete mil câmeras do Vigia Mais MT irão reforçar segurança das Eleições Municipais de 2024
Caminhoneiros reféns  são  resgatados em Várzea Grande
#GERAL
VEJA VÍDEO
Caminhoneiros reféns são resgatados em Várzea Grande
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
#GERAL
GESTOS MORTAIS
Mortes associadas a sinais de facções criminosas crescem em MT
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
#GERAL
ABUSO DE VULNERÁVEL
Pai protege filha e denuncia duspeito à polícia
Confira Também Nesta Seção: