DA REDAÇÃO
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), com apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), prendeu na segunda-feira (1) um homem flagrado descartando resíduos em uma área de preservação permanente em Cuiabá.
O suspeito responderá a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime de poluição causada por resíduos sólidos.
A prisão ocorreu após o suspeito ser flagrado pelas equipes da Polícia Militar Ambiental e Juizado Volante Ambiental, durante rondas pelo bairro Três Barras na Capital. Na ocasião, ele foi surpreendido com um caminhão, descartando de forma clandestina materiais como resto de piso e cerâmica, gesso, entulho, plástico, alumínio e papelão, numa Área de Preservação Permanente.
Leia mais:
Diante da situação de flagrante, o suspeito foi conduzido à Dema e após ser interrogado, responderá a TCO pelo crime capitulado no artigo 54, §1º da Lei de Crimes Ambientais, com pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que a especializada vem combatendo este tipo de crime incessantemente, uma vez que o descarte irregular deixa a cidade suja e atrai vetores que podem causar danos à saúde.
“É preciso que haja consciência da população em fazer corretamente o descarte do lixo produzido, um dos grandes responsáveis pela poluição ambiental. O meio ambiente agradece quando dele não nos esquecemos", disse a delegada.
(Com assessoria)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Antonio Carlos de Oliveira 04/04/2024
Não obstante, necessário se faz uma política descentralizada para a mitigação do grande problema da população mundial, o consumismo exagerado por TER, traz uma produção de resíduos sólidos em larga escala, e sem política pública que possa promover a seletividade e a reciclagem, impacta diretamente a população. Que sem educação Ambiental e sem política pública o Planeta não vai suportar e as consequências serão catastróficas.
Antônio Rodrigues de Souza filho 04/04/2024
Olha o cidadão tem que respeitar os locais de descarte de lixo inclusive o lixo separado para ficar melhor a coleta. Agora as autoridades prefeitura tem que arrumar cada bairro um terreno para população fazer o descarte ninguém vai ficar guardando lixo em casa.
Maria souza 03/04/2024
Podiam fazer vistoria aqui no Parque Atalaia também....lixo a céu aberto próximo a ponte nova que ligaram Cuiabá a Várzea Grande.
Heitor Oliveira 03/04/2024
eles precisam fazer uma arapuca ali entre o santa Terezinha e a Fernando Correa onde sai perto da copagaz.
4 comentários