Domingo, 24 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 24 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021, 17:30 - A | A

20 de Setembro de 2021, 17h:30 - A | A

GERAL / EDUCAÇÃO

Escolas militares têm 800 vagas abertas em MT

Unidades no modelo "Tiradentes" contam com processo seletivo para escolha de alunos

DA REDAÇÃO



Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cinco Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Mato Grosso. Para a unidade de Cuiabá, as inscrições podem ser feitas nesta segunda e terça-feira (20 e 21.09) de forma presencial, das 13h às 18h. São 180 vagas para o 7º ano do Ensino Fundamental, para o ano letivo de 2022.

Os candidatos farão uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática no dia 15 de outubro. As vagas dos candidatos classificados e aptos à matrícula são distribuídas em conformidade com a Lei nº 11.273 de 18 de dezembro de 2020.

Os pais ou responsáveis deverão procurar a escola, na rua Osasco, no bairro CPA I, com os documentos exigidos no edital.

Além de Cuiabá, estão com inscrições abertas para o processo seletivo as Escolas Estaduais Militares Tiradentes de Nova Mutum, Barra do Garças, Vila Rica e Confresa. Nestas unidades, as inscrições seguem até o dia 30 de setembro.

Mato Grosso possui hoje 14 Escolas Estaduais Tiradentes. Com exceção da unidade de Sinop, que foi inaugurada na última semana e as aulas iniciaram nesta segunda-feira (20.09), todas as outras terão processo seletivo. Ainda não lançaram os editais as escolas de Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Juara e Alta Floresta.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM, coronel André Avelino Neto, explica que não é possível fazer um edital único, pois cada unidade escolar tem sua própria realidade. “Algumas escolas oferecem Ensino Fundamental e outras também o Ensino Médio. Cada escola tem um número de vagas diferente. Por isso, cada uma tem suas próprias atribuições para fazer o edital”.

Coronel Neto explica que as Escolas Tiradentes atendem a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e, por isso, é que o maior número de vagas é para esta etapa. Esclarece ainda que o cadastro de reserva para preencher vagas em casos que a rematrícula não é efetivada.

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto lembra que as Escolas Estaduais Tiradentes têm a gestão da Polícia Militar, mas todo o corpo docente é da Seduc.

Reforça que o objetivo do Governo do Estado é que até o final deste ano sejam criadas pelo menos mais quatro unidades que já ofereçam o Ensino Fundamental e Médio a partir de 2022.

“As Escolas Estaduais Tiradentes são uma demanda da sociedade. Em Sinop, onde acabamos de inaugurar uma unidade, mais de 1,5 mil estudantes participaram do processo seletivo que tinha 500 vagas. Estas unidades se destacam no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e, por isso, a determinação do Governo do Estado é criar mais unidades. Nosso foco é a recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes para que a educação de Mato Grosso figure entre as melhores do país”.

Nova Mutum

Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cel PM Celso Henrique Souza Barbosa, em Nova Mutum, são ofertadas 30 vagas para o 7º ano e cadastro de reserva para o 1º ano (70 vagas), 2º ano (70 vagas) e 3º ano (35 vagas) do Ensino Médio.

As inscrições são online.

Barra do Garças

Na Escola Estadual Militar Tiradentes CB PM Vanilson Silva Carvalho, em Barra do Garças, são ofertadas 15 vagas para o 1º ano do Ensino Médio e as demais – 2º e 3º ano - para o cadastro de reserva.

Para o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental as vagas também são de cadastro de reserva. 

As inscrições devem ser feitas de forma presencial, na secretaria da unidade escolar, na rua 31 de Março, Nº 286, bairro Santo Antônio.

Vila Rica   

Na Escola Estadual Militar Tiradentes SD PM Antônio Eustáquio de Paula, em Vila Rica, são ofertadas 230 vagas, tanto no Ensino Fundamental - 7º, 8º e 9º ano –, como para o Ensino Médio.

As inscrições também devem ser feitas de forma presencial, na própria unidade.

Confresa

Na Escola Estadual Militar Tiradentes Cabo PM José Martins de Moura, em Confresa, são 250 vagas para o Ensino Fundamental e Médio. As inscrições também são de forma presencial, na secretaria da unidade escolar.

Sorriso

A Escola Estadual Militar Tirantes CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, em Sorriso, já divulgou o edital para o processo seletivo mas, nesta unidade, as inscrições serão feitas do dia 27 de setembro a 1º de outubros. A unidade vai oferecer 100 vagas para o Ensino Fundamental, sendo 75 para o 7º ano e 25 para o 8º ano. Para o 9º ano e Ensino Médio – 1º e 2º ano – haverá cadastro de reserva.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Último sorteio do Nota MT contempla 169 entidades sociais com R$ 180 mil
#GERAL
CPF NA NOTA
Último sorteio do Nota MT contempla 169 entidades sociais com R$ 180 mil
MT registra 36 mortes por dengue e 11 por chikungunya neste ano; veja cuidados
#GERAL
PREVENÇÃO
MT registra 36 mortes por dengue e 11 por chikungunya neste ano; veja cuidados
Sema e PM apreendem 19 quilos de cachara na Transpantaneira
#GERAL
OPERAÇÃO PIRACEMA
Sema e PM apreendem 19 quilos de cachara na Transpantaneira
Técnica presa por furtar medicamentos do PS é colocada em liberdade
#GERAL
AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA
Técnica presa por furtar medicamentos do PS é colocada em liberdade
Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes
#GERAL
ÁGUAS PARA O FUTURO
Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes
Rapaz tenta matar o irmão com cadeiradas na cabeça em MT
#GERAL
DURANTE ANIVERSÁRIO
Rapaz tenta matar o irmão com cadeiradas na cabeça em MT
Confira Também Nesta Seção: