Carla Matsue - Valor Investe
O usuário está mais otimista e mais da metade está disposta a gastar mais no e-commerce no Dia do Consumidor, aponta pesquisa
As ofertas para o Dia do Consumidor, hoje, estão a todo vapor nos e-commerces, marketplaces e lojas físicas do país. Um levantamento realizado pela LWSA, empresa de serviços digitais para o varejo eletrônico, mostra que o consumidor está mais otimista e mais da metade (54%) está disposta a gastar mais no e-commerce neste ano e com foco nas promoções e descontos nas categorias de produtos como moda e beleza, smartphones e eletroeletrônicos.
No ano passado, as vendas durante as promoções de Dia do Consumidor cresceram 11,8%, em comparação com igual período de 2022, entre os e-commerces que utilizam as integrações oferecidas pela LWSA para gestão de vendas, estoque e logística, em seus canais digitais e em marketplaces.
Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que atuam em canais próprios e marketplaces para vendas on-line, a Semana do Consumidor é uma oportunidade de crescimento de vendas. “O Dia do Consumidor é a primeira data importante do comércio no ano e uma oportunidade para o empreendedor alavancar suas vendas e ir se preparando para outras datas importantes que temos a seguir, como a Páscoa e o Dia das Mães”, afirma Willians Marques, vice-presidente de Commerce SMB da LWSA.
De acordo com Marques, o empreendedor deve se preparar com antecedência, se atentando às tendências para cada período, sortimento e precificação dos produtos e toda gestão do negócio - seja nos canais próprios como seu site de e-commerce, nas redes sociais e nos marketplaces.
Consumidor realiza em média de duas a cinco compras on-line por mês
Um estudo recente realizado pela Octadesk, plataforma de atendimento da LWSA, em parceria com a Opinion Box, mostra que a praticidade e preços mais baixos estão entre os principais atrativos para quem compra on-line no Brasil. Segundo o levantamento, que ouviu 2 mil pessoas, os consumidores revelaram realizar em média de duas a cinco compras, por mês, no e-commerce e 54% afirmaram pretender aumentar os gastos nos próximos 12 meses.
Os preços mais baixos (58%), a praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e as promoções encontradas on-line (56%) são os principais atrativos para realizarem suas compras no e-commerce. Dentre os hábitos, 71% dos consumidores costumam comprar pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de concluir a compra. O Chat on-line e o Whatsapp são os principais canais de atendimento para 69% dos entrevistados.
“A maioria dos clientes também revelou que começou a comprar on-line entre dois e cinco anos atrás, o que acompanha o boom que tivemos no comércio eletrônico durante a pandemia”, afirma Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.
Cuidados para não cair em golpes
Para quem vai aproveitar a data, Bruno Fraga, especialista em segurança da informação e CEO do Grupo Fragax, alerta para os principais golpes aplicados em e-commerces e dicas simples para se proteger para evitar essas fraudes:
"É importante estar atento e desconfiar de ofertas muito boas, em que o preço esteja muito abaixo da concorrência", explica.
Registro de ccorrência e comunicação com o banco: Ao identificar um golpe, registre um boletim de ocorrência e informe imediatamente o banco sobre a fraude.
Prefira pagar as compras com o cartão de crédito: Opte por pagar com cartão de crédito, pois facilita o processo de estorno em caso de problemas com a compra. Outra dica é utilizar cartões virtuais que são gerados pelo banco e só podem ser utilizados para uma única transação.
Cautela ao Clicar em Links: Nunca clique em links que prometem preços mais baixos, pois podem estar infectados com malware para roubar seus dados pessoais.
Verificação de Links e Promoções: Antes de clicar em um link, verifique sua autenticidade e certifique-se de que o nome da empresa é verdadeiro. Em caso de dúvida, consulte o aplicativo ou site oficial. Outro ponto importante é desconfiar de sites que não colocam o valor do frete no preço final.
Não Salve Dados do Cartão no Navegador: Evite salvar os dados do cartão no navegador para garantir a segurança das informações financeiras.
Verificação dos Canais de Atendimento ao Cliente: Desconfie se o marketplace oferecer apenas um e-mail ou telefone como canal de atendimento ao cliente. Falsos marketplaces costumam ter poucos canais de contato e quando tem, são números falsos.
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