LETICIA PEREIRA
Da Redação
O tempo de espera na fila do SUS em Cuiabá virou assunto nacional com a publicação de uma reportagem pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira (9). Segundo o levantamento feito pelo veículo, a capital mato-grossense possui o maior tempo médio de espera do país tanto para consultas quanto para cirurgias.
Em Cuiabá, a população precisa esperar, em média, 197 dias para uma consulta médica e 168 dias para cirurgias eletivas na rede municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). O número é o maior da lista de 13 capitais em que a espera dura mais de 1 mês.
O estudo teve como base dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelos municípios, tendo o mês de agosto como base.
Leia mais:
Deputado passa constrangimento em pedágio e cobra concessionária
No último ano, o colapso no sistema de saúde de Cuiabá motivou a intervenção do Governo do Estado durante 10 meses. A pasta também foi alvo de investigações policiais por corrupção, com suspeitas de ações ilícitas por parte do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e aliados.
Conforme a pesquisa eleitoral feita pelo Quaest, da Globo, a saúde foi citada por 56% dos eleitores entrevistados como o problema mais grave da Cuiabá atualmente. O assunto tem sido massivamente abordado por todos os candidatos à prefeitura municipal.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Rose 10/09/2024
Vergonha é pouco a fila da central não existe somente para coitados mais amigos consegue tudo rápido e outro tem consulta de 2018,2019 para urgência tenho vergonha aí vem esses candidato que só fica usando isso para ganhar eleição
Álvaro José Ormond 09/09/2024
E. E hum prefeito vai conseguir regularizar isso enquanto cada prefeito não criar vergonha na cara e conseguir tratar a população do seu município no próprio município. Hoje mesmo tive conversando com uma senhora de Barão de Melgaço e ela disse que os prefeitos de lá só sabem pegar as mulheres prenhas (ela disse nesses termos) e trazer para cuiaba para parir aqui. E assim sso os doentes do mato grosso inteiro.
2 comentários