ALLAN PEREIRA
Da Redação
Dois supostos membros da facção Comando Vermelho foram presos por agentes da Força-Tarefa de Segurança Pública de Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (31), em Cuiabá.
Segundo informações da Polícia Civil e Polícia Federal, a prisão ocorreu durante a deflagração da Operação Captivus, para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão contra os faccionados que estão foragidos da Justiça.
A Operação Captivus é a continuidade da prisão de um dos líderes do Comando Vermelho, responsável por enviar armas e drogas aos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop, na manhã da última terça-feira (28). Ele foi capturado em um lava-jato de Cuiabá. O faccionado estaria na Capital por conta da guerra de facções.
Leia mais:
Após voltar do Rio de Janeiro, líder de facção de Mato Grosso é preso
Durante a prisão da liderança, também foi preso um comparsa, que há dez anos fugiu da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”, após serrar as grades da cela em que se encontrava detido, em 2012. Esse segundo preso apresentou documentos falsos aos policiais, que de imediato deram voz de prisão em flagrante delito.
A prisão desses dois homens levaram os policiais da Força-Tarefa a identificar outros membros da facção, que também têm mandados de prisão em aberto, escondidos em casas vinculadas ao líder preso na última terça-feira. Os agentes pediram à Justiça para cumprir mandados de busca e apreensão, que foi cumprida na manhã desta sexta-feira (31). Dois suspeitos acabaram sendo presos.
Um deles foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso. A arma estava com a numeração suprimida.
Já um dos criminosos procurados, identificado pelas K.N.F.S., de 32 anos, teve o mandado de prisão cumprido. Ele responde pelo crime de homicídio qualificado e estava com a prisão decretada pela 3ª Vara Criminal de Sinop.
Com os criminosos, as equipes policiais da FTSP-MT apreenderam cerca de R$ 75 mil, arma e munições. As apreensões ocorreram em residências dos alvos nos bairros Tijucal e Jardim Comodoro na Capital. Os levantamentos iniciais contaram também com o apoio da Rotam e agência de inteligência do 13°BPM de Lucas Rio Verde.
Segundo a Força-Tarefa, o nome da operação "captivus" remete à ideia de captura e aprisionamento, enfatizando a necessidade de tirar criminosos perigosos de circulação para garantir a segurança da população.
A FTSP/MT é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar e tem por objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.